1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Clear Linux

 

Não estão muito longe os anos em que falar de jogos no Linux era algo impensável. Apesar de não ser impossível, jogar neste sistema era algo bastante complicado, sobretudo para jogos de editoras conhecidas (e excluindo os jogos tradicionais desenvolvidos para o próprio sistema).

 

Mas, desde então, muitas mudanças surgiram e hoje em dia não é algo impossível. A própria Steam já disponibiliza vários títulos conhecidos para o sistema Linux, e embora ainda esteja longe do leque disponível para Windows, estão em constante crescimento.

 

Uma das principais limitações encontra-se nas drivers gráficas, que nunca foram totalmente otimizadas para este sistema, e muitas das tecnologias gráficas existentes para Windows simplesmente não funcionam em Linux.

No entanto, a Intel tem vindo a trabalhar num sistema Linux que pretende mudar isso. O Clear Linux da Intel é maioritariamente destinado a servidores e workstations, mas os destaques deste sistema também prometem aumentar o desempenho gráfico, sobretudo sobre o hardware da própria Intel (como as gráficas da fabricante).

 

O Clear Linux conta com os drivers mais recentes da Vulkan, sendo que apesar de ter sido desenvolvido para utilizar o hardware da Intel, poderá também adaptar-se a outros modelos de fabricantes como a AMD e Nvidia – algo que ainda não está concluído.

O desenvolvimento destas drivers de elevado desempenho irá permitir que os sistemas Linux venham a beneficiar de um desempenho superior em jogos e aplicações gráficas intensivas.

 

Fonte Arjan van de Ven (Twitter)

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech