1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

phishing gmail

 

Existem muitos esquemas de phishing que se propagam por email, uns mais complexos que outros. Mas um recente esquema encontra-se a ser largamente utilizado, e pode enganar mesmo alguns utilizadores mais desatentos.

 

Recentemente vários utilizadores começaram a reportar ter recebido mensagens no Gmail que aparentam conter um ficheiro de anexo, mas que na verdade trata-se apenas de uma imagem com um link. Este formato de email não é algo recente, mas nas últimas semanas tem vindo a ser verificado um aumento no número de mensagens similares. Este link direcciona o utilizador para uma falsa página de login da Google, que em última instancia rouba os dados introduzidos.

A imagem colocada no email está posicionada para fazer-se passar como um simples anexo ao email, sendo que pode enganar mesmo os utilizadores mais atentos.

 

exemplo do esquema

 

A página de destino revela alguns pontos que podem ajudar a identificar que se trata de uma falsa página, como o facto de não ser a tradicional página HTTPS que seria de esperar na Google, mas nem todos podem verificar esta situação, sobretudo quando pensam que estão apenas a introduzir os dados para descarregar um simples ficheiro de anexo ao email.

 

Como sempre, é importante ter atenção aos emails recebidos de contactos desconhecidos, bem como ao conteúdo do mesmo. Se verificar que existem links para sites estranhos, anexos em formatos incomuns (como js ou VBS) ou simplesmente não esperava receber o email, então o melhor será ignorar o email e mover para o Spam.

 

Fonte Lifehacker

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech