1. TugaTech » Software » Dúvidas e Ajuda de Software

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1 Estratégia de backup - em Seg 10 Abr 2017 - 10:44

lugo

Iniciante
avatar

Venho de ambiente OS X onde usava o programa Carbon Copy Cloner, que semanalmente fazia um backup incremental de todo o meu disco para um HDD externo. Este backup permitia-me, caso necessitasse, arrancar do HDD externo, tal como do interno se tratasse. @DJPRMF, esta situação que eu descrevo é possível em Windows com algum dos programas que sugeres em cima?

 

Além deste backup incremental que menciono em cima, eu também usava o Time Machine do próprio OS X e estas duas soluções sempre me safaram de qualquer imprevisto, em 10 anos de uso. Pergunto igualmente se existe alguma solução equivalente ao Time Machine para Windows. Obrigado!

 

@DJPRMF escreveu:

Boas,

 

Para uma explicação mais detalhada, talvez seja melhor criar um novo topico, já que difere um pouco deste.

 

No entanto, pessoalmente eu não sou muito a favor de copias incrementais da totalidade do disco de sistema (para ambientes domésticos, claro). Além de ser um processo que demora consideravelmente mais tempo a ser finalizado, está a realizar backups de muita coisa que não é necessária. O Windows e programas criam centenas de ficheiros de "lixo" que são armazenados.

 

Estar a fazer copias incrementais destes ficheiros é tempo perdido e completamente desnecessário. Sim, possui a vantagem de ligar o disco quando pretender e está tudo lá como se fosse um segundo disco, mas é um processo consideravelmente mais exigente em nível de recursos e tempo dispensado.

 

Dentro do incremental, embora não seja destinado a uma copia integral de todo o disco, o Crashplan é uma boa opção (a versão gratuita permite o backup para discos externos, a pagar é colocado na Cloud).

 

Cumps

Ver perfil do usuário

#2 Re: Estratégia de backup - em Seg 10 Abr 2017 - 10:47

lugo

Iniciante
avatar

@DJPRMF escreveu:Além de ser um processo que demora consideravelmente mais tempo a ser finalizado, está a realizar backups de muita coisa que não é necessária. O Windows e programas criam centenas de ficheiros de "lixo" que são armazenados.

Estar a fazer copias incrementais destes ficheiros é tempo perdido e completamente desnecessário.

 

Obrigado @DJPRMF. O Carbon Copy Cloner (CCC) faz um excelente trabalho nesse sentido. Creio que ele detecta os ficheiros modificados e actualiza somente esses ou qualquer coisa assim. Na realidade eu não perdia tempo absolutamente nenhum com o processo pois tinha o CCC programado para arrancar o mac durante a madrugada, fazer o backup, desmontar o disco e voltar a colocar o sistema em sleep.

Tendo este backup actualizado duas vezes por semana, caso o disco principal ficasse avariado (como já me aconteceu 2 vezes nestes 10 anos), simplesmente instalava o clone do backup de volta para o novo disco.

Simplesmente procuro esta simplicidade e descanso para o Windows que aí vem (encomendei um Clevo que deve chegar para a semana).

Esse Crashplan que mencionas parece ser algo muito semelhante ao CCC.

 

Qual é a estratégia de backup que tu usas @DJPRMF ? Ou existe algum tópico já criado em torno deste assunto?

 

(porque é que as citações estão a aparecer com o texto centrado...?)

 

Obrigado.

Ver perfil do usuário
conectado

#3 Re: Estratégia de backup - em Seg 10 Abr 2017 - 12:13

DJPRMF

Administrador
avatar

Boas,

 

Pois, mas é exatamente esse o problema do backup incremental de todo o disco (atenção que estou a referir-me a uma copia de tudo o que está no disco, não apenas de certas pastas).

Ao longo do dia, centenas de ficheiros são modificados no sistema. Veja-se o exemplo da cache nos navegadores, que criam centenas ou milhares de ficheiros em cada sessão...

 

Fazer backup desses dados é um pouco desnecessário...

E, além disso, uma reinstalação limpa do sistema operativo "faz bem" de vez em quando...

 

Eu pessoalmente utilizo o Crashplan, mas na versão de backup cloud. Não fazendo publicidade, mas funciona 5 estrelas. Além do espaço ilimitado, este tem ainda versões ilimitadas de ficheiros em backup. Por exemplo, se editar um ficheiro de texto hoje, mas quiser restaurar a versão do mês passado, tenho-o lá...

 

Mas este não realiza um backup "completo" do disco (por exemplo, ficheiros do sistema operativo não são colocados em backup). Destina-se a realizar o backup dos ficheiros e documentos principais (e de alguns programas também, se for preciso), que são o importante... Se acontecer algum problema, o sistema é reinstalado, mas os ficheiros estão sempre guardados na cloud para restauro.

O único problema é o upload inicial. Pode demorar um pouco a enviar tudo (eu tinha cerca de 1TB de dados para enviar, e estive cerca de uma semana até ter sido concluído)

 

(e as citações aparecem centradas assim mesmo, para distinguir Smile )

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#4 Re: Estratégia de backup - em Seg 10 Abr 2017 - 16:40

lugo

Iniciante
avatar

Uma reinstalação limpa do sistema operativo faz bem, concordo, mas quando planeada e se tem tempo para isso, o que é pouco provável quando tens inesperadamente um disco morto nas mãos, a meio de trabalho importante. Nestas alturas agradeces ao backup chato e demorado por teres um disco clonado pronto a funcionar em questão de minutos. =)

E porque insistes em chamar de problema a um backup incremental que pode ser feito de madrugada sem a nossa intervenção? Tudo bem, ele leva atrás alguns ficheiros desnecessários mas faz o mais importante que é o backup de tudo o resto que foi alterado (e o que é novo) e que é relevante para mim, sem me preocupar com mais nada. Talvez me esteja a escapar alguma coisa em relação ao SO Windows que torna um backup deste género alguma coisa terrívelmente obscena de se realizar...? Por aqui sempre correu limpinho, limpinho. Very Happy

 

Mas ok, vamos por o incremental de lado porque acabam por ser escolhas subjectivas determinadas por vários aspectos e acredito que a tua experiencia condiciona a tua escolha e opinião. O que me interessa é que quando o disco morrer, eu consiga voltar a instalar o Windows e repor facilmente as preferências dos programas que uso e óbviamente de todos os meus ficheiros pessoais.

 

Vou explorar o Crashplan mas sem cloud porque a net em casa é uma miséria. Razz

 

Obrigado Pedro.

Cumps

Ver perfil do usuário
conectado

#5 Re: Estratégia de backup - em Seg 10 Abr 2017 - 23:46

DJPRMF

Administrador
avatar

Os casos em que um disco falha de forma inesperada são extremamente raros, exceto em situações como quedas ou similares. Antes de um disco começar a falhar, irá sempre apresentar "sintomas", o que deixa algum espaço para planear, mas concordo que o processo em si dá trabalho...

 

Mas, lá está, isto depende também de cada um. Enquanto pessoalmente prefiro ter um sistema de backups mais "limpo", noutras situações pode ser realmente mais vantajoso uma copia do disco, ficando o segundo pronto a ser utilizado. Cada um tem as suas vantagens e desvantagens Smile

 

Pode sempre criar uma imagem personalizada do ISO do Windows 10 com o NTLite - https://www.ntlite.com/

Desta forma instala logo todos os programas e drivers que necessita, ficando o sistema "quase" pronto a funcionar. Depois basta fazer o restauro dos dados...

 

mas se pretende realizar como dizia inicialmente, existem também algumas ferramentas para isso:

http://www.runtime.org/driveimage-xml.htm

http://www.backup-utility.com/

 

Estes dois são alguns exemplos Smile

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#6 Re: Estratégia de backup - em Qui 13 Abr 2017 - 10:02

lugo

Iniciante
avatar

Obrigado @DJPRMF

Só outra coisa, onde é que encaixa a função de Restauro de Sistema (pontos de restauro) do Windows, no meio disto tudo. Usa-se paralelamente com estes programas? Não se usa de todo? Tem uma função mais especifica...?

Ver perfil do usuário
conectado

#7 Re: Estratégia de backup - em Qui 13 Abr 2017 - 12:13

DJPRMF

Administrador
avatar

Atenção que o Restauro do sistema NÃO É um backup.

Coloco isto assim porque muita gente possui esta confusão Smile

 

O restauro do sistema destina-se a ser uma ferramenta de recuperação para certos erros que podem acontecer (por exemplo, a desinstalação de drivers ou alterações no registo). Este Restauro não realiza qualquer backup dos ficheiros, nem os restaura em nenhum ponto. destina-se apenas, num formato básico, a configurações do sistema operativo.

 

Qualquer ficheiro que tenha sido removido ou até se algo de grave acontecer realmente ao sistema operativo, não irá ser restaurado nada com esta funcionalidade.

 

Resumindo: é algo útil para resolver pequenos erros que podem ocorrer, mas não é um backup. Wink

 

Cumps


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech