1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

microsoft datacenter debaixo agua

 

Depois de um longo período de testes, a Microsoft revelou que o seu primeiro datacenter debaixo da água do mar encontra-se atualmente em operação. Depois de vários anos em testes ao largo da costa na Escócia, o datacenter submarino da Microsoft entra assim em produção sobre os serviços cloud da empresa.

 

Dentro do mesmo encontram-se atualmente 864 servidores, os quais são totalmente alimentados por energias renováveis – como a solar, eólica e até pelas ondas do mar. No total os servidores existentes consomem mais de 1 Megawatt de energia.

 

Um dos motivos que levou a empresa a planear este projeto estaria como forma de economizar energia com a refrigeração, aproveitando para tal a temperatura natural do mar. Com isto, os datacenters poderiam ser muito mais eficazes eletricamente, não necessitariam de tanta manutenção e ainda poderiam ser mais sustentáveis a longo prazo.

 

 

Em todo o caso, a plataforma ainda se encontra sobre uma forte monitorização, com vários sensores a reverem constantemente o estado dos servidores. Caso seja verificado que a solução pode ser viável a longo prazo, a empresa pretende implementar outros centros de dados submarinos mais próximos de zonas urbanas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech