1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

passwords senhas seguras

 

Diariamente milhares de passwords são disponibilizadas na Internet, e muitas vezes os próprios utilizadores não sabem que as suas senhas estão comprometidas até ser tarde de mais...

 

Numa altura em que se celebra o “Dia da Internet mais Segura”, hoje vamos analisar uma nova extensão da Google que pode ajudar a identificar senhas comprometidas no seu navegador. A extensão “Password Checkup”, disponível para o Google Chrome, promete analisar as senhas dos utilizadores e identificar as que possam ter sido comprometidas em algum tipo de ataque.

 

O funcionamento da extensão é bastante simples: uma vez instalada, esta permanece ativa em segundo plano. Nas páginas de login, os dados introduzidos são analisados para se identificar caso a senha foi comprometida em algum ponto no passado.

Em caso afirmativo, o utilizador é alertado e poderá assim criar uma nova senha. A extensão também analisa as passwords que se encontram armazenadas no Gestor de Senhas integrado do Chrome, verificando se alguma está comprometida.

 

passwords checkup google

 

O funcionamento da extensão é bastante simples e não requer nenhuma configuração da parte do utilizador. Caso seja identificada uma vulnerabilidade, é possível utilizar o Gestor de Senhas do Chrome para alterar a password afetada por uma nova.

 

Infelizmente a extensão não permite analisar senhas que tenham sido guardadas noutros locais – como um gestor de senhas dedicado – ou analisar o email por potenciais leaks. No entanto, para este fim, existe sempre plataformas como o Have i been pwned?, que conta com um vasto conjunto de ferramentas para analisar possíveis vulnerabilidades.

 

Poderá instalar a Password Checkup a partir da Chrome Web Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech