1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

apple logo app store

 

Recentemente o Facebook e a Google estiveram nas noticias por utilizarem os seus certificados empresariais como forma de contornar restrições do iOS da Apple, com vista a fornecer alguns conteúdos fora do ambiente da App Store da empresa.

 

No entanto, de acordo com o portal TechCrunch, existe também um vasto conjunto de aplicações de jogos online e pornografia que estão a utilizar os mesmos certificados para contornar as limitações.

A fonte aponta que vários websites fornecem apps distribuídas através de certificados empresariais especiais, normalmente concedidos apenas a programadores e empresas de renome para permitir o teste de apps externamente, sem que seja necessário passarem pela App Store.

 

Em casos regulares, isto apenas seria possível em dispositivos com jailbreaking aplicado, mas com a utilização destes certificados os criadores das apps podem assim contornar a limitação – o que vai contra as políticas da empresa. Além disso, muitas das apps descobertas que utilizam este método estão a fornecer conteúdos adultos e que necessitam de pagamentos adicionais para os utilizadores – muitas vezes sobre plataformas externas.

 

Muitas das aplicações descobertas a utilizarem este esquema utilizam nomes vulgares ou que não se relacionam com o conteúdo que fornecem, com vista a evitarem ser detetadas pela Apple. Os programadores deste genro de aplicações poderão ter obtido as permissões para utilizar estes certificados a partir de outras empresas legitimas, que não teriam conhecimento sobre como os mesmos seriam utilizados.

 

De notar que, em fase final, é a Apple que aprova todos estes certificados empresariais, pelo que terá a responsabilidade de analisar onde os mesmos serão utilizados e com que finalidade – normalmente destinam-se apenas a testar aplicações dentro de um ambiente empresarial, com os termos da Apple a citarem não ser aceitável a utilização dos certificados em ambientes públicos ou para utilizadores finais.

A Apple ainda não comentou esta situação.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech