1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Inteligência artificial

 

Um sistema de Inteligência Artificial criado para identificar conteúdos criados por Inteligência Artificial. É exatamente isso que um grupo de investigadores da MIT-IBM Watson Lab revelou ter desenvolvido, com vista a identificar conteúdos online que tenham sido criados por intermédio de IA.

 

Apelidado de Giant Language Model Test Room (GLTR), este sistema utiliza a IA para identificar artigos de notícias, posts em redes sociais e outros conteúdos que tenham sido criados por outros sistemas automáticos de IA. Para esse fim são utilizados vários pontos de analise na identificação do texto, com vista a validar informação falsa que possa estar a ser partilhada na Internet.

 

De acordo com os investigadores, a taxa de sucesso da GLTR encontra-se nos 72%, sem qualquer género de treino antecipado. Na base, este sistema analisa o texto para identificar palavras ou certos termos que são utilizados de forma repetida, e que não possuem características de terem sido escritas por um ser humano.

 

Este género de sistemas não será algo novo, mas poderá ajudar várias plataformas a identificarem conteúdos falsos mais rapidamente. Um dos possíveis usos desta tecnologia seria sobre redes sociais, como é o caso do Facebook, onde uma mensagem partilhada poderia ser rapidamente analisada para identificar se o conteúdo foi realmente escrito por um ser humano ou apenas outro sistema de Inteligência Artificial.

 

Como sempre, estes métodos não são 100% fiáveis, pelo que uma verificação humana ainda seria necessária. No entanto, a tecnologia tem vindo a evoluir consideravelmente, e sem duvida que a funcionalidade do sistema iria aumentar conforme o mesmo venha a receber mais treino.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech