1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

ransomware

 

Recentemente foi descoberto um novo ransomware para Android, o qual infeta os dispositivos e bloqueia o acesso aos principais conteúdos do mesmo, sendo que a aplicação encontra-se a ser divulgada como um “simulador de sexo” para o sistema.

 

De acordo com a empresa de segurança ESET, o ransomware propaga-se em diversas fontes, e promete aos utilizadores o acesso a conteúdos pornográficos. No entanto, uma vez instalado, este começa por bloquear o acesso a fotos e vídeos, bem como outros documentos armazenados na memoria dos equipamentos.

Depois de bloquear o acesso, é apresentando no ecrã do dispositivo uma mensagem a informar que o utilizador necessita de realizar o pagamento para reaver o acesso. Além disso, é também enviada uma mensagem SMS para todos os contactos no dispositivo, com links para a propagação do ransomware.

 

As mensagens SMS enviadas pelo ransomware são propagadas no idioma sobre o qual o Android se encontra, pelo que pode ser mais credível para quem as receber. No total, o ransomware é capaz de enviar mensagens em 42 idiomas diferentes.

O malware também é capaz de enviar e receber comandos de um servidor central, em controlo dos atacantes, e que é utilizado no momento do bloqueio dos ficheiros e do seu posterior desbloqueio caso o utilizador pague a quantia exigida.

 

Felizmente, o ransomware pode ser facilmente contornado, uma vez que, quando o contador do ransomware chega a zero, os ficheiros são automaticamente desbloqueados quer o utilizador pague ou não aos criminosos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech