A Nokia parece estar a dar um passo atrás na decisão antiga que tomou de apenas usar o seu software nos seus telemóveis. Segundo se consta o fabricante Finlandês de telemóveis pode estar a criar um telemóvel que virá com o Android.
Uma pista para essa mudança vem da frase de Stephen Elop, director da empresa, que afirma que a Nokia está a considerar a possibilidade de utilizar vários ecossistemas o que representa uma mudança no pensamento da empresa.
A Nokia tem sofrido o impacto que o iPhone em primeiro lugar, e mais recentemente os telemóveis equipados com o Android trouxeram às suas vendas. Actualmente a Nokia ainda é a marca que mais vende em todo o Mundo mas isso deve-se ao grande leque de opções que a marca tem. Desde telemóveis muito simples e baratos até aos mais desenvolvidos mas está a perder a posição nalguns segmentos de mercado.
O director Stephen Elop que assumiu o cargo há pouco tempo, veio trazer uma nova mentalidade à empresa e é possível que mude uma coisa que estava intrínseca à marca.
A perda de alguma quota de mercado pode levar a empresa a abandonar a exclusividade no uso do Symbian nos seus telemóveis. Uma das soluções apontadas pela empresa para combater o iPhone e o sistema Android era o Nokia X7 que trazia uma nova versão do Symbian e uma loja de aplicações mas acabou por ser um completo falhanço. A Nokia não conseguiu que as operadoras Americanas se interessassem pelo telemóvel e dessem algum destaque nas suas lojas o que acabou por levar ao cancelamento do X7.
Só o tempo pode dizer se isto se confirma, mas a confirmar-se é uma derrota para a Nokia que acaba por aceitar que o Symbian não é assim tão bom, embora tenha reconhecido isso a tempo e está a tentar oferecer outras soluções e uma grande vitória para o Google que tem mais um marco histórico no seu sistema operativo para dispositivos móveis.
Tech4PC