1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

conectado

#1 Porque se deve remover Pen's com segurança? - em Sab 22 Maio 2010 - 12:52

DJPRMF

Administrador
avatar

Todo o comum dos mortais sabe ou então devia saber o procedimento básico para remover o USB, mas nunca se perguntam o porquê e muitos utilizadores acabam por arrancar a pen da porta USB sem fazer um procedimento tão básico.

Bem vamos directos ao assunto… Funcionando o PC com uma fonte eléctrica, as portas USB também recebem corrente eléctrica, que serve por exemplo para carregar o telemóvel, ipod, mp4, ect… Quando desconectamos um dispositivo USB sem desligar a energia que o PC fornece à porta USB corremos o perigo de haver um curto-circuito e “queimar” a pen, devido a um descarga de energia, o que pode levar a pen a deixar de funcionar ou a destruir os dados contidos no mesmo. A dica que se segue visa demonstrar o que fazer para evitar esse problema.

Como solucionar?

A solução é tão fácil como comprar aquelas extensões nos chineses com um botão on-off:

Normalmente as pessoas pensam que o botão on-off é inútil mas estão redondamente enganadas, já que acontece a mesma situação referida acima mas claro o perigo nas fichas eléctricas é elevadamente reduzido.

Remover uma pen drive com segurança do Windows XP e similares:

Localize o ícone “remover hardware com segurança” na parte inferior direita do ecrã:



Clique duas vezes sobre o ícone que está destacado acima…



Serão listados os dispositivos de hardware presentes no computador e que estejam conectados através das portas USB. Na figura acima, estão presentes dois dispositivos de hardware: EZ Connect N Draft 11n Wireless USB 2.0 Adapter e USB Mass Storage Device (dispositivo de armazenamento de massa USB). O segundo é a pen drive. Tenha em atenção que no seu computador poderão existir outros dispositivos, mas a pen drive é sempre identificada como sendo um dispositivo “USB Mass Storage Device”.

Clique no botão Parar. O ecrã será mais ou menos este:



Os três dispositivos listados referem-se à pen drive, portanto poderá seleccionar qualquer um deles para interrupção. Clique no botão OK.

Se o sistema interromper o dispositivo com sucesso, o mesmo desaparece da lista e a seguinte mensagem aparecerá: “O hardware pode ser removido com segurança”. Pronto! A partir deste momento pode remover com toda a segurança o dispositivo da porta USB do computador. Outro aspecto a ter em conta prende-se com o facto de alguns dispositivos que possuam leds indicadores, poderão apagar com esta operação, o que é outro indicador da possibilidade de remoção em segurança.

No entanto, pode dar-se o caso de não haver sucesso na interrupção do dispositivo, pelo que imediatamente receberá uma mensagem a avisar do mesmo. A falha ocorre porque a Pen Drive em questão está a ser, provavelmente, acedida por algum programa.
Neste caso, recomendamos que procure fechar as possíveis aplicações que possam estar a fazer uso da Pen Drive e tentar de novo. Se o problema persistir, poderá sempre fazer uso do Unlocker ou o Unlock Disk.


NOTA: este artigo foi escrito pelo A. Santos para o KeroDicas.com.

Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech