1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Ajuda em Montagem de Desktop Empty Ajuda em Montagem de Desktop - Sex 10 Abr 2020 - 1:54

punkest

Iniciante

Boa noite,

 

1- Qual o orçamento disponível?

+- 700€

 

2- Quando irá comprar o computador?

No próximo mês

 

3- Qual o tipo de computador?

Desktop

 

4- Qual será a funcionalidade do PC?

a) Gaming - 90% - CoD:MW, Sea of Thieves, FFIX, CS

b) Edição video / imagem - 10% - Photoshop, AI, After Efects

 

5- Daqui a quanto tempo pretende actualizar o PC?

4/5 anos

 

6- Pretende manter algum componente do sistema atual?

Uma das duvidas que tenho é se consigo aproveitar a fonte e o HDD:

HDD: WD Blue 500Gb SATA III

PSU: XFX Pro 550W Core Edition

 

7- Possui preferência sobre alguma marca ou fabricante?

Não tenho preferencia, mas estou bastante inclinado para os AMD

 

8- Irá realizar Overclock?

Não

 

9-Pretende comprar numa loja física ou on-line? Possui preferência por alguma loja?

Física

 

10- Irá pedir para montar o PC na loja?

Sim

 

11- Possui alguma configuração em mente?

Processador - Processador AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz c/ Turbo 4.2GHz 36MB

Board - Micro-ATX MSI B450M Mortar Max ou ASRock MicroATX Motherboard (B450M PRO4)

Gráfica - Asus GeForce GTX 1660 TUF Gaming X3 Advanced 6GB ou Zotac Gaming GeForce GTX 1660 SUPER AMP 6GB

RAM - HyperX Fury 16GB (1x16GB) DDR4-2666MHz CL16

SDD - SSD M.2 2280 Western Digital Green 240GB

PSU - Nox Urano VX 650W 80 PLUS Bronze Edition

Caixa - Micro-ATX Nox Infinity Alpha RGB

 

Tenho duvidas em relação à board, Gráfica e RAM.

Gostaria de saber também se alguma coisa do meu pc atual (Fonte e disco), dá para usar nesta configuração. Assim também ajudaria a baixar o valor e talvez algum upgrade a uma peça.

 

Obrigado

#2Ajuda em Montagem de Desktop Empty Re: Ajuda em Montagem de Desktop - Sex 10 Abr 2020 - 10:44

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Bem-vindo ao TugaTech.

 

Tendo em conta a configuração que referiu ter em mente, até que nem está má para o preço Smile

Penso que, se realmente assim o pretender, talvez fosse mais sensato reduzir um pouco no processador para um 2600 e tentar aumentar na gráfica, apesar de a 1660 ser um bom modelo. Se pela diferença de preço não conseguir um modelo superior da gráfica, então o 3600 é uma boa aposta.

 

Entre as duas gráficas, são idênticas. No entanto eu gosto da qualidade de construção da Asus e considero que, em nível de durabilidade, são melhores - portanto recomendaria essa.

 

Na fonte, não que a NOX seja uma má marca, mas recomendaria antes algo como isto:

https://www.pcdiga.com/fonte-de-alimentac-o-seasonic-m12ii-evo-edition-620w-full-modular

A Seasonic possui mais qualidade no final, apesar de ser uma fonte ligeiramente mais cara. A longo prazo, compensa.

 

Por fim, o disco pode aproveitar, nem que seja para utilizar como armazenamento suplementar do sistema - fica com o SSD e com o HDD para guardar coisas como jogos, etc...

 

No final, a configuração está bem adaptada, ainda mais se encontrar todos os componentes dentro do orçamento que possui Very Happy

 

Cumps


____________________________________________

Ajuda em Montagem de Desktop Tugatechuserbar
Ajuda em Montagem de Desktop 3
Ajuda em Montagem de Desktop 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

#3Ajuda em Montagem de Desktop Empty Re: Ajuda em Montagem de Desktop - Sex 10 Abr 2020 - 12:27

punkest

Iniciante

Bom dia,

Antes de mais obrigado pela resposta.

 

Relativamente ao processador, já tinha estado a ler sobre ambos e optei pelo 3600, devido a ter uma performance de +- 15% superior ao anterior. O que me leva a pensar também que talvez consiga aguentar mais uns anitos sem precisar de um upgrade.

 

Fonte

 

Em relação às gráficas também sou mais fan da Asus mas, mais uma vez, tenho lido que a Zotac consegue obter uma melhor performance, embora ligeira. Outra coisa que a Zotac me fez que ela se tornasse opção foi os 5 anos de garantia.

 

A fonte, já se encontra alterada na minha lista, acho essa uma optima escolha.

 

O disco estou a pensar em não meter de inicio o SSD, e aproveitar o HDD que tenho assim dá para poupar uns € e apostar num SSD maior no futuro.

 

Agora uma das minhas duvidas está na questão das Boards, tem alguma sugestão ou ideia se alguma das que tenho na minha lista é boa/melhor?

 

Aproveito também para dizer que alterei nas rams as que estavam na lista pelas:

G.SKILL Aegis 16GB (1x16GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta

 

Já agora, existe alguma diferença entre ser 1 ou 2 dimms? 

 

Mais uma vez obrigado.

#4Ajuda em Montagem de Desktop Empty Re: Ajuda em Montagem de Desktop - Sex 10 Abr 2020 - 12:47

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Vamos por partes então Smile

 

1- No processadores, sem dúvida que o 3600 possui um desempenho superior. Mas também não se guie apenas por benchmarks - os números são maiores num do que no outro, mas no final isso são testes especificos e não testes no "mundo real". No final, o objetivo seria poupar algum para investir noutros componentes - mas se o orçamento o permite, então o 3600 será uma escolha mais acertada.

 

2- Quanto às gráficas, o desempenho da Asus e Zotac será idêntico, visto que ambas são a mesma placa base: GTX 1660. A diferença está sobretudo no overclock que uma ou outra aplicam de "fábrica" - algo que também pode rapidamente realizar. Porque de resto, a placa base é identica - e possui a mesma capacidade de RAM também.

 

3- Quanto ao disco, deve ter em conta que um SSD é algo bastante importante nos dias de hoje, e que vai melhorar consideravelmente o desempenho. Se for apenas "por um tempo", então sim, mas o SSD vai trazer bastantes melhorias.

 

4- Quanto à motherboard, não vejo nenhum problema com as que tinha indicado inicialmente. Como não espera realizar overclock, ambas são boas para a tarefa. No entanto cuidado com a BIOS.

É que a ASRock B450 Pro4 não possui de fábrica uma BIOS compatível com os processadores de série 3000 da AMD - exepto seja uma versão mais recente em stock. Ou seja, precisaria de atualizar com um modelo antigo para poder utilizar a mesma. A da MSI, por outro lado, possui de origem sem problemas.

 

5- Quanto à RAM, nada de mau nas que indicou.

Mas se conseguir utilizar dois módulos invés de um, seria melhor - para aproveitar o dual-channel.

Por exemplo, nesse exemplo da memória de 3200MHz, apesar de ser o que está marcado, a memória irá funcionar realmente a metade desse valor - cerca de 1600MHz.

Se utilizar duas slots (por exemplo, dois módulos de 8GB cada), iria utilizar o dual-channel. A memória iria continuar a funcionar a 1600MHz, mas como estaria em dual-channel a velocidade real será os 3200MHz

Portanto compensa mais utilizar 2 módulos de 8GB cada do que apenas 1 de 16GB (exepto pretenda realizar o upgrade no futuro para outro idêntico).


____________________________________________

Ajuda em Montagem de Desktop Tugatechuserbar
Ajuda em Montagem de Desktop 3
Ajuda em Montagem de Desktop 2
TugaTech || Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech