1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.



A HP cumpriu a agenda e apresentou ontem os seus novos equipamentos baseados no sistema operativo que adquiriu com a compra da Palm, o WebOS, agora na sua versão 2.1.

Um tablet e dois smartphones, são os dispositivos onde os utilizadores primeiro poderão testar as características da nova plataforma concebida a pensar nos tablet PCs. O primeiro chega ao mercado no Verão, adiantou a empresa.

Ao contrário do que avançavam alguns rumores quando foi marcada a apresentação de 9 de Fevereiro, não foram mostrados dois tablets, mas apenas um, e o nome do modelo também não corresponde aos inicialmente "adivinhados".

TouchPad é como se chama o dispositivo com que a fabricante pretende entrar na "guerra" dos tablets. Conta com um ecrã de 9,7 polegadas (1026 x 768), mede 13,7 milímetros de espessura e pesa 730 gramas.



O processador dual core da Qualcomm (1.2 GHz), o suporte à videochamada (através de uma câmara frontal de 1,3 megapixéis) e ao Flash, da Adobe, foram outras das características avançadas. Juntamente com a habitual conectividade Wi-Fi e Bluetooth.



A empresa não revelou preços, mas afirmou que pretende que estes são competitivos face à alternativa da Apple, que começa nos 499 dólares. Assim, o TouchPad terá também várias versões, com memórias de 16 ou 32 GB e com ligação 3G ou apenas Wi-Fi - que será a primeira a ficar comercialmente disponível.

Para além do tablet foram mostrados dois smartphones: o Veer e o Pre 3, ambos com suportados no mesmo WebOS 2.1 e pensados para "completarem" a experiência de utilização do tablet.

O Pre 3 apresenta-se como a evolução da linha Palm Pre, com um ecrã de 3,6 polegadas e um teclado QWERTY que desliza por baixo do visor táctil. Conta com um processador Qualcomm de 1.4 GHz e duas câmaras, uma de 5 megapixéis, na retaguarda, e outra frontal, para videoconferência.



O Veer será o primeiro dos equipamentos mostrados a ver a luz… das lojas - uma vez que tem chegada ao mercado norte-americano anunciada para a Primavera. O dispositivo destaca-se pelo seu tamanho reduzido, que a empresa enfatizou durante a apresentação.



Explicou que as fabricantes têm apostado em telefones com ecrãs cada vez maiores, mas utilizadores existirão para quem esse tipo de formato constitui uma desvantagem. Este foi pensado para poupar espaço no bolso, até porque as suas dimensões se aproximam de um cartão de crédito - com as devidas diferenças de espessura (15,1 milímetros), obviamente.



O ecrã mede 2,6 polegadas e esconde também um teclado QWERTY. O processador é de 800 Mhz e, tal com os restantes, assinado pela Qualcomm.

O WebOS 2.1 traz melhorias no desempenho e sincronização, promete a HP. Permite que o TouchPad e o Pre 3 "conversem" entre si, sendo possível ler documentos no smartphone e fazer ligações a partir do tablet.

Esta versão traz também suporte ao QuickOffice, Google Docs, VPN, videochamadas, impressão através de wireless e ao Flash. Apresenta ainda funcionalidades como a possibilidade de o teclado virtual do tablet ser redimensionado para diferentes tipos de mão.


Sapo TEK







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech