1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft Edge

 

O novo Edge da Microsoft veio trazer ao mercado dos navegadores um conjunto de novidades, e para muitos está a ser desenvolvido como um sério competidor ao Google Chrome – ainda mais porque agora encontra-se assente sobre o mesmo motor do Chromium.

 

Uma das vantagens de utilizar o Chromium encontra-se no seu suporte a extensões, que a Microsoft tem vindo a fornecer de forma dedicada numa loja para o navegador – além de todas as que estão também disponíveis na loja da Google. No entanto, apesar de ainda ter menos de 1000 extensões disponíveis, começam agora a surgir os primeiros casos de extensões maliciosas a chegarem à plataforma da empresa.

 

O programador da extensão “Dark Reader” revelou ter descoberto cópias da sua extensão sobre a Microsoft Store para o novo Edge e também para o Firefox. Estas cópias forneciam aos utilizadores as mesmas funcionalidades que a aplicação oficial “Dark Reader”, mas analisando o conteúdo das mesmas, continham ainda algum código extra de conteúdo malicioso.

 

malware microsoft Store edge

 

O programador revelou ter descoberto que estas extensões continham, sobre um ficheiro PNG de imagem, código malicioso que podia ser utilizado para recolher informações sobre os utilizadores. O código estava programado para ser executado cinco dias depois da extensão ser instalada, apresentado falsos formulários em sites e tentando recolher dados de preenchimento nos sites, enviando essa informação para sistemas remotos.

 

A Microsoft foi imediatamente contactada, sendo que as extensões maliciosas foram removidas do portal. Apesar de este género de casos não ser único da Microsoft – tanto a Mozilla como a Google também enfrentam problemas similares de forma regular – demonstra mais uma vez a importância de se ter atenção às extensões que são instaladas, e sobretudo se são de fontes fidedignas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech