Fica aqui uma pequena dica para quem seja administrador do painel de controlo Plesk.
Recentemente foi verificado um bug com o ImageMagick que pode ter causado alguns problemas aos administradores de instalações do Plesk, sobretudo se essas instalações forem associadas com o sistema centOS 7.8.
A falha foi confirmada nos fóruns de suporte da Plesk:
- https://talk.plesk.com/threads/plesk-centos-7-8-imagemagick-update-error.356359/
- https://talk.plesk.com/threads/pppm-11847-heads-up-rhel7-8-is-out-plesk-php-imagick-should-be-rebuilt-against-libmagickcore-6-q16-so-6.356173/
- https://support.plesk.com/hc/en-us/articles/360013255540–FIXED-BUG-Plesk-or-yum-update-system-update-fails-requires-libMagickCore-so-5
- https://support.plesk.com/hc/en-us/articles/360013497620
Apesar de estas falhas terem correções que podem ser rapidamente aplicadas, no servidor de um cliente verifiquei recentemente que o ImageMagick não estava por completo a funcionar corretamente. Mesmo que fosse reinstalado, seguindo todos os passos de “resolução” do problema citados pelos artigos da Plesk, ainda assim sempre dado um erro com o “libMagickWand.so.5” e “libMagickCore.so.5”.
Para alguns, simplesmente executar o comando seguinte parece resolver o problema:
Mas não no caso do sistema do meu cliente, onde algo estava inteiramente a impedir o correto funcionamento do ImageMagick, mesmo que fosse inteiramente desinstalado e reinstalado.
A resolução neste caso passa por instalar uma versão antiga do ImageMagick no sistema, instalando manualmente o RPM. Tal pode ser feito utilizando os comandos:
Feito! Uma dor de cabeça complicada que pode ser resolvida com apenas um “downgrade” simples.