1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Asus ROG Strix RTX 3080

 

As novas RTX 3000 chegaram ao mercado durante o dia de ontem, com a revelação oficial da Nvidia da nova geração de placas. Com estas vieram também novas exigências a nível de consumo energético.

 

Todas as capacidades das novas placas gráficas apenas podem ser experimentadas por quem tenha uma fonte de alimentação capaz de fornecer a energia necessária para as placas – que consomem mais energia do que qualquer uma das gerações anteriores. O mínimo para uma fonte recomendado pela Nvidia encontra-se nos 600W – sendo que este valor pode aumentar para os 750W no caso da RTX 3090.

 

A Asus apresou-se também a revelar as suas novas gráficas dedicadas da linha ROG sobre esta nova geração de placas – incluindo a nova ROG Strix RTX 3080. No entanto, para quem pretenda tirar total proveito das novas placas, talvez seja necessário realizar também o upgrade da fonte de alimentação.

Isto porque a Asus afirma que as novas placas são capazes de passar rapidamente de consumir quase nada para o total da sua capacidade, numa questão de segundos, o que coloca um grande stress sobre as fontes de alimentação – sobretudo as que não estejam preparadas para estes picos de stress ou tenham já alguns anos de atividade.

 

Caso a fonte não seja capaz de fornecer a energia necessária, isso pode levar a problemas mais graves, como bloqueios do sistema ou dos jogos, ou em casos mais graves a problemas com a própria fonte e placa.

 

A nova ROG Strix RTX 3080 conta com três entradas de energia de 8 pinos, sendo que a empresa também implementou um sistema que vai alertar os utilizadores caso a fonte não esteja a conseguir fornecer a energia necessária para a placa. Este sistema funciona através de um conjunto de LEDs no topo das entradas de energia da placa, indicando qual a que não está a fornecer energia suficiente.

 

LEDs energia RTX 3080 asus

 

A Asus refere que esta nova medida vai de encontro com as especificações energéticas, e pretende ser uma alternativa a adotar as novas ligações de 12 pinos que se encontram na gráfica de referencia da Nvidia, mas pode criar mais stress sobre as motherboards e sobretudo as fontes de alimentação, bem como aumentar as temperaturas em geral – ainda mais quando se aplica também overclock.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech