Atualmente a internet tem vindo a mudar o seu rumo, sendo que muitas tarefas que anteriormente necessitavam de ser feitas recorrendo a papéis e burocracias, agora podem ser consideravelmente mais simples e rápidas.
Um destes exemplos encontra-se sobre a inscrição em partidos, que agora pode ser feita no caso do PSD com o uso da chave digital ou leitor de cartão de cidadão, sem ser necessário qualquer género de papel.
Segundo revela o jornal Observador, o PSD revelou que vai começar a aceitar registos para militantes no partido com recurso à chave digital ou a leitores de cartões de cidadão, permitindo assim a qualquer utilizador realizar a inscrição a partir de casa.
Segundo o comunicado do partido, citado pelo jornal, este será a primeira força política portuguesa a permitir este género de inscrição, e realiza-se depois de ter sido feito um protocolo com a Agência de Modernização Administrativa (AMA). O comunicado sublinha ainda que todo o processo “dispensa qualquer assinatura ou outro documento obrigatório”, uma vez que esta informação já se encontra associada com o sistema da chave digital ou o cartão de cidadão dos eleitores.
O processo de inscrição pode ser feito a partir do site do partido – em adesoes.psd.pt – sendo que os cidadãos apenas necessitam de ter a sua chave móvel ativada, ou um leitor de cartões de cidadão funcional no sistema que se encontrem a usar.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!