1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Disco a ser inserido no PC

 

Um grupo de investigadores afirma ter conseguido colocar a capacidade de quase 28000 discos Blu-ray dentro de um único disco de 12cm.

 

Investigadores da Universidade de Shanghai for Science and Technology (USST), MIT University e a National University of Singapore (NUS) revelaram terem trabalhado em conjunto para desenvolver um novo mecanismo de armazenamento, que aumenta consideravelmente a densidade dos tradicionais discos óticos.

Esta investigação faz parte de um esforço mais alargado para encontrar soluções mais eficientes para os centros de dados armazenarem os seus conteúdos, ao mesmo tempo que reduzem o impacto ambiental do uso de sistemas de discos magnéticos.

 

A tecnologia permite que um simples disco tenha a capacidade para armazenar mais de 700TB de dados. Para comparação, este volume seria capaz de armazenar - potencialmente - todos os dados do Netflix atualmente acessíveis.

O foco da tecnologia será sobretudo para criar soluções em centros de dados e grandes empresas.

 

A tecnologia ainda se encontra numa fase bastante inicial de desenvolvimento, e como tal será improvável que a mesma venha a ser aplicada em larga escala tão cedo. No entanto, os resultados iniciais são promissores para criar algo alternativo para o armazenamento de elevados volumes de dados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech