1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Nokia Smartphone

 

Se estava a tentar comprar um dispositivo Nokia, da HMD Global, essa tarefa pode agora ficar consideravelmente mais difícil de ser realizada. A empresa confirmou que vai retirar vários dos seus produtos de alguns mercados europeus, no seguimento de uma disputa de patentes.

 

Segundo algumas fontes, diversos dispositivos da Nokia estão a ser retirados de alguns mercados. Um dos exemplos encontra-se sobre os recentes Nokia G21 e G11, onde apesar de estarem disponíveis para compra no site oficial da empresa na Alemanha e Suíça, apenas o G21 está em França, Itália, Espanha e Finlândia.

 

Em causa encontra-se um processo contra a HMD Global pela parte da VoiceAgeEVS, empresa dedicada ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas com voz e áudio sobre redes sem fios. A empresa possui várias patentes registadas em diferentes mercados, e parece que agora encontra-se a processar a detentora da Nokia devido ao uso de algumas dessas patentes sem autorização.

 

Em causa encontram-se patentes relacionadas com o VoLTE e o padrão Enhanced Voice Service, que a empresa não terá obtido autorização para uso nos seus dispositivos. A proibição de vendas tinha sido requerida em dezembro de 2021, mas apenas de forma recente foi aceite pelo tribunal.

 

Esta medida deixa a HMD Global sem escolha a não ser remover todos os produtos que violam as patentes dos diferentes mercados onde se encontram. Em comunicado, a HMD Global afirma-se desapontada com a decisão do tribunal, e já confirmou que vai recorrer da decisão.

 

De notar que também a Apple, Lenovo e TCL foram alvo de processos similares em 2020, por parte da VoiceAgeEVS, mas terão sido feitos acordos fora dos tribunais sobre o caso. Apenas a HMD Global terá tentado recorrer desta decisão.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech