Sendo ainda um protótipo David Barben developer bem conhecido de jogos de sucesso, tem estado a trabalhar num projecto no âmbito da educação chamado Raspberry Pi.
David acha que a educação a nível básico está num rumo monótono, baseando-se na escrita de documentos, criação de apresentações, utilização da Internet e uso de um computador em geral. O seu objectivo é promover e incentivar o inicio á programação e do hardware básico de um computador.
Para tal a equipa da The Raspberry Pi Foundation elaborou um PC de custo muito reduzido com a possibilidade de ser distribui-do ate de forma gratuita.
O seu aspecto bastante reduzido com um estilo muito idêntico ao de uma Pen USB, e pelo a estimativa de preço, transmite-nus de que não apresenta grande tecnologia naquela PCB. Mas Engane-se se assim o pensa.
O seu funcionamento é simples: numa das extremidades é ligado o monitor
via porta HDMI, na outra o teclado e rato via porta USB, coloca-se o
cartão micro SD no respectivo slot, com o software necessário, e está pronto a usar, é também possível adicionar uma webcam.
Inicialmente será distribuído com a distro Ubuntu e todo o software a ele inerente. David Braben prevê um prazo de 12 meses para que este dispositivo inicie a sua comercialização.
Prevêem-se as seguintes características:
Processador: ARM11 @ 700MHz
Memória RAM: 128MB SDRAM
Tecnologia gráfica: OpenGL ES 2.0 em 1080p30 H.264
Interface gráfica: HDMI
Interfaces I/O: USB 2.0 e outra desconhecida
Armazenamento de dados: slot para cartão SD/MMC/SDIO
Software aberto baseado em Linux