1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

LinkedIn com hacker de fundo

 

Se utiliza o LinkedIn para entrar em contacto com novos utilizadores, talvez seja melhor ter atenção a quem realmente se encontra a contactar. Isto porque, segundo o FBI, a plataforma tem vindo a ser cada vez mais usada para esquemas relacionados com criptomoedas.

 

Segundo uma reportagem da CNBC, a empresa confirmou que nos últimos tempos tem vindo a registar um aumento considerável de esquemas a aproveitarem o serviço para se propagarem. A maioria dos esquemas envolvem de alguma forma investimentos em criptomoedas.

 

O esquema começa quando um utilizador afirma ser profissional ou de renome na área, e entra em contacto com as potenciais vítimas para as levar a investir em criptomoedas, através do investimento neste setor.

Inicialmente as vítimas podem ser aliciadas a investirem os seus rendimentos em plataformas credíveis de criptomoedas, mas os criminosos aproveitam a relação que vão mantendo com as vítimas para os levar, eventualmente, a transferir os fundos para plataformas em controlo dos mesmos – que na sua maioria são esquemas.

 

A maioria das vitimas que revelam ter caído nestes esquemas afirmam que tal ocorreu porque os mesmos consideravam o LinkedIn como uma plataforma segura, tendo em conta o aspeto profissional da mesma.

 

Este esquema não é de todo novo em plataformas sociais, sendo que a grande diferença encontra-se no facto de que o LinkedIn parece estar a ser agora aproveitado para difundir o mesmo. Como se trata de uma plataforma focada na vertente profissional, a credibilidade focada nesta rede ajuda os criminosos a atingirem mais vítimas.

 

A empresa, por sua vez, recomenda que todos os utilizadores reportem perfis que sejam considerados falsos ou usados para esquemas, o que irá permitir melhorar a plataforma como um todo. A empresa afirma ainda que mais de 99% das contas falsas ou usadas para esquemas na plataforma tendem a ser removidas automaticamente pelos sistemas de identificação da mesma, antes sequer de terem oportunidade de afetar as vítimas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech