1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Malware para Android

 

Foi no início de 2021 que ficamos a conhecer o BRATA, um malware para Android que se focava em infetar os dispositivos para roubar dados pessoais. No entanto, este malware ainda se encontra bem presente junto dos utilizadores, e tem vindo mesmo a evoluir.

 

Recentemente foi descoberto que o BRATA possui agora um novo alvo, focando-se no roubo de dados bancários das aplicações no dispositivo dos utilizadores afetados pelo mesmo.

O malware encontra-se agora criado para focar em apps de entidades bancárias, tentando levar ao roubo das credenciais de acesso ou de informações que possam ser úteis para os atacantes.

 

Obtendo estes dados, as vítimas acabam por saber que foram infetadas quando todo o dinheiro é retirado das suas contas.

Como sempre, o BRATA propaga-se sobretudo em esquemas de phishing, enviados por email ou até SMS, para as potenciais vítimas. Se estas acederem aos links, e instalarem o malware, acabam por poder ter os seus dados bancários comprometidos.

 

Atualmente existem relatos de infeções do BRATA no Reino Unido, Itália, Espanha e também em Portugal. O malware encontra-se adaptado para tentar roubar os dados bancários de centenas de aplicações oficiais dos bancos, mas o modo de operação para tal vai alterando com cada nova geração que surge do malware – e existem já várias dezenas do mesmo.

 

O malware pode ainda obter acesso às mensagens SMS que o utilizador receba, o que será usado sobretudo como forma de tentar obter códigos de autenticação que as entidades bancárias possam enviar na realização de pagamentos – que neste caso será usado para os roubos.

 

Como sempre, é importante que os utilizadores tenham cuidado sobre os conteúdos que acedem na Internet, e sobretudo quando estes são recebidos de fontes desconhecidas ou estranhas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech