1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Processador da Intel

 

Mais uma vulnerabilidade foi descoberta que pode afetar alguns processadores mais antigos da AMD e Intel, e onde a correção pode ter impactos a nível do desempenho dos mesmos.

 

Johannes Wikner e Kaveh Razavi, dois investigadores da empresa ETH Zurich, revelaram recentemente mais uma vulnerabilidade, conhecida como “Retbleed”. Esta será similar aos ataques Spectre, sendo que quando explorada pode permitir acesso a alguns dados sensíveis dos utilizadores.

 

Teoricamente, software integrado nos sistemas que possam estar vulneráveis podem usar esta falha para acederem a locais da memórias que não teriam normalmente acesso, potencialmente roubando informação sensível.

Apesar de existirem formas mais simples de malware roubar dados dos utilizadores, esta falha é mais uma das que pode ter impacto para determinados utilizadores, embora apenas possa ser explorada de forma local.

 

 

A falha afeta sobretudo processadores mais antigos da AMD e da Intel, tendo em conta que as gerações mais recentes contam já com as proteções necessárias para evitar a exploração da falha. É possível aos fabricantes lançarem atualizações para as falhas, mas ao mesmo tempo acredita-se eu as mesmas podem vir a ter impacto no desempenho final dos sistemas.

 

Estima-se que as correções possam levar a perdas de desempenho dos chips entre os 13 e 39%, dependendo dos mesmos. Os investigadores apontam que a equipa de desenvolvimento do kernel de Linux será uma das primeiras a lançar a correção para os sistemas afetados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech