1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware
Siga-nos

Trust Bayo

 

Para quem passe muito tempo em frente do computador, ter um setup ergonómico é certamente algo importante. Isto pode ajudar a aliviar algumas dores que podem ocorrer do uso prolongado do computador, enquanto ajuda também a manter a produtividade.

 

Esta oferta da Trust foca-se exatamente nisso. O Trust Bayo Wireless Ergonomioc Mouse trata-se de um rato focado para quem pretenda evitar as tradicionais dores do uso dos ratos convencionais.

 

Este rato é recomendado, sobretudo, para utilizadores que tenham problemas com o pulso ou a mão, nomeadamente problemas associados com a repetição de movimentos, ou para quem pretenda um meio de trabalho por longos períodos de tempo mais cómodo – e sem gastar muito para tal.

 

> Unboxing

 

A caixa onde o Trust Bayo se encontra é bastante simples, mas apresenta em detalhe o mesmo com uma imagem frontal, juntamente com o tema de cores da Trust – em vermelho e branco. É também possível verificar-se na caixa a existência da pequena tira LED RGB que se encontra na lateral do mesmo.

 

Trust bayo caixa

 

A caixa apresenta ainda as tradicionais características do modelo e algumas das suas funcionalidades, como seria de esperar. Já no interior, encontramos o rato, juntamente com um cabo USB e o manual de instruções.

 

interior da caixa trust bayo

 

> Design e especificações

 

Numa primeira vista, quem nunca tenha estado com um rato ergonómico em frente, pode ficar surpreendido com o formato do mesmo. Ao contrário dos ratos tradicionais, este conta com um corpo mais alongado, feito exatamente para que o utilizador o agarre invés de ser apenas assente pela mão.

 

estrutura trust bayo

 

A estrutura tem o seu corpo alongado e com um ângulo de 45º, que permite à mão manter uma posição natural – e que será a principal vantagem face aos ratos tradicionais.

O Trust Bayo conta com um sensor ótico que pode atingir os 2400 DPI, no entanto, os utilizadores podem configurar entre diferentes formados: 800, 1200, 1600, 2000 e 2400 dpi. Apesar de este sensor ser mais do que suficiente para o uso em casa ou no escritório, os 2400 dpi podem ser algo distantes das necessidades dos gamers. No entanto, o foco principal do mesmo não será certamente este público.

 

Botões trust bayo

 

A estrutura conta com seis botões, os quais possuem as suas próprias funcionalidades: botão de clique direito e esquerdo, botão para avançar e retroceder, uma roda/clique central, botão de DPI e o botão para ligar e desligar o rato/RGB.

 

inferior do trust bayo

 

A ligação com o computador é feita via wireless a 2.4GHz, com a ajuda de um recetor USB-A que se encontra na parte inferior do rato – bem armazenado para evitar perdas. Este é suportado em praticamente todos os sistemas operativos, sem a necessidade de drivers adicionais – o nosso teste foi realizado sobre o Windows 11 e a instalação demorou apenas alguns segundos.

 

faixa led trust bayo

 

O rato conta ainda com uma pequena iluminação LED, que lhe dá um aspeto mais “gaming” – obviamente, à custa de um pouco mais de bateria. Felizmente, os utilizadores podem optar por ligar o rato com o modo LED ligado ou não, portanto será uma escolha de cada um.

 

No interior do mesmo encontra-se ainda uma bateria, que segundo a Trust, será de 400 mAh. O carregamento pode ser feito pela porta USB-C que se encontra na estrutura. Quando o rato não se encontra em uso, este entra em modo stand-by, onde o sensor e o RGB são desligados.

 

> Utilização no dia a dia

 

O foco deste rato será o ergonómico, portanto temos de responder à questão de como ele realmente se usa. Conforme tinha sido visto no design, a estrutura encontra-se na vertical com uma pequena curvatura em 45º, onde a mão do utilizador deve “agarrar” o mesmo numa posição mais natural.

 

Algo que os utilizadores devem notar logo a partir do primeiro minuto será que o Trust Bayo é extremamente leve e simples de usar. Os movimentos são fluidos e é possível usar o mesmo sem ter de se andar a levantar do tapete para o rato.

Mesmo sendo ergonómico, que permite ter uma melhor aderência sobre a mão, a estrutura é algo lisa, o que pode acabar por ser um problema para quem transpire das mãos com regularidade. Ainda assim, não verificamos nenhum problema mesmo em usos mais intensivos ao longo do dia.

 

Outro ponto a ter em conta será que o Trust Bayo pode não se adaptar a todo o género de mãos. Para quem tenha mãos com um tamanho médio ou pequeno, a estrutura adapta-se perfeitamente à localização dos botões e dos dedos. No entanto, para quem tenham mãos maiores ou dedos mais alongados, pode não ser tão confortável de usar.

 

Mão no rato

trust bayo botões

 

De ter em conta também os botões laterais da estrutura (de avançar e retroceder) que podem não estar rapidamente acessíveis para quem tenha mãos maiores. O dedo mindinho também possui a tendência a andar a raspar sobre o tapete do rato, na parte inferior.

 

dedo raspar parte inferior

 

Uma curiosidade será que, apesar de não existir uma indicação clara sobre o manual, o LED pode servir também para indicar o DPI que se encontra configurado sobre o rato. Quando se pressiona o botão central para controlar o DPI, o LED vai piscar dependendo da configuração: uma vez para 800 dpi, duas para 1200 dpi, três para 1600 dpi, quatro para 2000 dpi e cinco vezes para 2400 dpi.

 

O rato também pode ser usado enquanto se encontra em carregamento. Este apresenta um LED azul quando se encontra neste modo, mas pode continuar a usar o mesmo como um rato tradicional – embora ainda tenha de manter o recetor ligado no sistema.

 

Curiosamente, esta informação não se encontra no manual ou nas fontes que verificamos sobre o site da Trust, o que pode ser algo importante de ter em conta na altura de configurar o mesmo.

 

> Resumo

 

Isto é, basicamente, tudo o que pode ser dito sobre o Trust Bayo: um rato para quem passe longos períodos de tempo em frente do computador ou tenha algum problema com o uso de ratos tradicionais, que fornece o que se espera e a um bom preço.

 

rato trust bayo

 

Não existe como negar que a ergonomia do mesmo é bastante importante, e nota-se bem que o Bayo atinge as expectativas. Possui um foco para uso mais no escritório ou em formato doméstico, para aplicações de Office e Internet. Não o recomendamos para jogos ou trabalhos onde a necessidade de precisão é importante – como em trabalhos CAD ou de desenho.

 

Como ponto negativo existe a questão de a estrutura estar adaptada apenas para uso com a mão direita. Não existe, para já, uma versão do Bayo para esquerdinos. Também não existe um software de configuração, tanto para o RGB como para os botões laterais. Seria interessante poder alterar a configuração do RGB ou das ações que podem ser realizadas com os botões existentes na estrutura, para além das “padrão”.

 

Se está a pensar comprar este modelo, recomendamos que teste o mesmo para verificar se as suas mãos se adequam à estrutura. No entanto, para tudo o resto, é certamente uma escolha recomendada.

 

avaliação final

 

Os interessados poderão adquirir o Trust Bayo a partir da Amazon de Espanha.

 

O TugaTech agradece à Trust o fornecimento do material para teste deste artigo.

A review foi realizada de forma independente pelo TugaTech.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech