1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Lockbit sobre suspeito

 

As autoridades dos EUA revelaram ter detido um suspeito que se acredita fazer parte do grupo de ransomware LockBit. Este encontra-se supostamente ligado a vários ataques que foram realizados pelo grupo nos últimos meses, e que terão resultado no roubo de dados de centenas de empresas.

 

Mikhail Vasiliev, de 33 anos, terá sido detido na cidade de Ontário, no Canada, no passado dia 26 de Outubro. Este terá sido o resultado de uma investigação feita por várias entidades a nível global, e que permitiram identificar o suspeito em vários dos ataques realizados pelo grupo nos últimos meses.

 

Durante a detenção, as autoridades conseguiram ainda apreender diverso material informático que se acredita ter sido usado para os crimes. Foram ainda apreendidos mais de 400.000 euros em criptomoedas.

 

Segundo o portal TechCrunch, esta medida das autoridades terás sido realizada depois de, em Outubro, também ter sido detido um suspeito de pertencer ao grupo na Ucrânia. De acordo com as autoridades, Vasiliev é identificado como "um dos maiores operadores de ransomware no mercado", sendo que as suas vitimas eram muitas vezes apresentadas com pedidos de resgate nas casas dos vários milhões de euros.

 

Vasiliev encontra-se atualmente a aguardar a extradição para os EUA, onde será detido pelas práticas realizadas enquanto parte do grupo de ransomware. Vários analistas apontam que a detenção de Vasiliev poderá levar ao fim das operações do grupo, que eventualmente poderá ter os restantes membros com receio de manterem as atividades.

 

É importante relembrar que o LockBit era considerado um dos grupos de ransomware mais ativos dos últimos tempos, tendo realizado milhares de ataques em vários países e a diferentes empresas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech