1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Meta com leak de dados

 

Menos de uma semana depois de a Meta ter revelado a sua nova linguagem de IA, apelidada de LLaMA, parece que existem já sites na internet que se encontram a distribuir a mesma. E existem alguns receios sobre o que pode acontecer agora.

 

Faz menos de duas semanas que a Meta revelou o seu novo modelo de linguagem de IA, apelidado de LLaMA. Apesar de não se encontrar disponível para o público como o modelo do ChatGPT da OpenAI ou do Bing, a meta afirmava que o LLaMA iria melhorar a forma como os utilizadores interagem com os computadores.

 

Na altura, apesar da confirmação da empresa, o LLaMA não recebeu uma versão pública para os utilizadores a poderem testar. No entanto, a empresa garantiu que iria disponibilizar um pacote open-source do mesmo para quem pedisse acesso – e tivesse permissão da Meta para o usar. Isto iria permitir à empresa obter possíveis correções e melhorar ainda mais o sistema, ao mesmo tempo que também alimentava a ideia de criar algo mais aberto para a comunidade de interessados.

 

No entanto, este acesso apenas iria ser fornecido a investigadores, e possivelmente de forma bastante controlada pela empresa, para evitar o possível roubo e abuso da informação… mas parece que foi exatamente isso que aconteceu ainda antes de o sistema estar disponível.

 

Menos de uma semana depois de a Meta ter começado a aceitar pedidos de investigadores para analisarem o LLaMA, o modelo foi agora disponibilizado na internet. No passado dia 3 de março, a partir do 4chan, um utilizador terá partilhado um ficheiro de torrent, alegadamente para todos os conteúdos do modelo da Meta.

Apesar de ter começado por surgir no 4chan, rapidamente o conteúdo começou a ser disponibilizado também sobre outras plataformas, estando agora praticamente de livre acesso para quem realmente queira procurar.

 

No entanto, este leak também levanta algumas questões por parte da comunidade, nomeadamente se a Meta deveria permitir que este género de modelos ficasse disponível de forma tão simples para os interessados. Apesar de a tecnologia poder ser usada para fins benéficos para os utilizadores, ao mesmo tempo abre também as portas para possíveis usos mais prejudiciais, onde o modelo pode ser usado para as mais variadas atividades negativas, e que podem afetar a comunidade.

 

Alguns especialistas encontram-se a responsabilizar a Meta por "abrir" o seu modelo de IA tão rapidamente e sem grande controlo, sendo ainda indicado que este leak pode ter consequências negativas para o modelo como um todo – e consequentemente, para a Meta.

 

Vários especialistas apontam que os modelos de IA podem ter usos benéficos, mas também podem ser usados para situações menos positivas. Apesar de ainda não existirem casos onde estes géneros de modelos tenham sido usados com consequências graves, já temos relatos de situações onde a IA foi usada para atividades que não seriam inteiramente corretas de se verificar.

 

Ao mesmo tempo, várias fontes parecem confirmar que o modelo que foi colocado em Leak na internet é legitimo, e aparenta ser o mesmo que a meta estaria a fornecer para os investigadores analisarem. Isto confirma que o modelo pode agora encontrar-se num formato mais aberto do que aquele que a Meta pretenderia – o que pode ter consequências.

 

Felizmente, para a maioria dos utilizadores, apenas descarregar o modelo do LLaMA terá pouco uso prático. Isto porque trata-se apenas do sistema base usado pela IA da Meta, e ainda é necessário conhecimentos para realmente o por em uso de forma prática. No entanto, estar disponível é metade do processo necessário para dar possíveis usos à tecnologia.

 

Qualquer utilizador com conhecimentos poderá rapidamente criar um sistema onde o LLaMA seja usado, o que pode ter consequências tanto positivas como negativas, dependendo do uso que se pretenda dar ao modelo.

 

E, certamente, esta medida terá impactos para a Meta, que deixará de ter tanto controlo sobre a forma como o modelo da sua IA se encontra a ser usado – embora, eventualmente, o leak do modelo era algo que poderia acontecer em qualquer passo do processo, mesmo que o sistema fosse totalmente aberto para o público em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech