Boas, o calar no meu quarto está insuportável principalmente quando to no pc, eu já tinha ouvido falar de um ventilador caseiro, e axo que é o que preciso, encontrei este site onde diz o ke é preciso "http://www.ociberativista.com/como-fazer-um-ventilador-usb" mas eu n sei onde encontrar um motor. podem ajudar?
Siga-nos
Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.
#2 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 15:51
DJPRMF
AdministradorBoas,
Existem diversos gadget de "ventoinhas" para o arrefecer enquanto usa o PC... mas, realmente, não recomendo que as utilize.
basicamente, as ligações USB foram criadas para transferir dados para e do computador, e não para servirem como "tomada eléctrica". Ao ligar estes "gadget" nas mesmas, caso ocorra algum problema, poderá causar problemas na ligação ou mesmo a outros componentes, através da fonte de alimentação...
Está a forçar a porta USB a utilizar energia para a qual não foi desenhada, ou seja, está a "forçar" a porta a distribuir quase o dobro/triplo da energia que a porta utiliza quando está a utilizar uma pen, por exemplo.
A minha recomendação? Compre realmente uma ventoinha "verdadeira" que irá ter melhores resultados...
Mas se mesmo assim quiser um desses "gadget" posso ver algumas lojas e mostrar-lhe os links..
Quanto ao motor, pode utilizar um motor, por exemplo, de um brinquedo pequeno, ams se for a uma loja de electronica vendem-se motores simples não muito caros...
Cumps
Existem diversos gadget de "ventoinhas" para o arrefecer enquanto usa o PC... mas, realmente, não recomendo que as utilize.
basicamente, as ligações USB foram criadas para transferir dados para e do computador, e não para servirem como "tomada eléctrica". Ao ligar estes "gadget" nas mesmas, caso ocorra algum problema, poderá causar problemas na ligação ou mesmo a outros componentes, através da fonte de alimentação...
Está a forçar a porta USB a utilizar energia para a qual não foi desenhada, ou seja, está a "forçar" a porta a distribuir quase o dobro/triplo da energia que a porta utiliza quando está a utilizar uma pen, por exemplo.
A minha recomendação? Compre realmente uma ventoinha "verdadeira" que irá ter melhores resultados...
Mas se mesmo assim quiser um desses "gadget" posso ver algumas lojas e mostrar-lhe os links..
Quanto ao motor, pode utilizar um motor, por exemplo, de um brinquedo pequeno, ams se for a uma loja de electronica vendem-se motores simples não muito caros...
Cumps
#3 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 17:14
smrc
Utilizadorboas.
tens tida a razão, desisti da ligação usb, mas gostaria de saber se alguém conhece uma maneira fácil, com materiais de casa. eu tb sei ke poderia comprar uma mas gostava de poder fazer uma pequena ventoinha, só por diversão
tens tida a razão, desisti da ligação usb, mas gostaria de saber se alguém conhece uma maneira fácil, com materiais de casa. eu tb sei ke poderia comprar uma mas gostava de poder fazer uma pequena ventoinha, só por diversão
#4 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 17:34
DJPRMF
AdministradorQuando era mais novo desmontava os meus brinquedos velhos so para tirar o motor e depois ligava os mesmos a uma pilha de 9V... E funcionava...
Se não quiser comprar um motor (custam cerca de 5-6 euros, se não estou em erro), pode sempre optar por procurar em algo que utilize um motor (brinquedos,etc...). depois basta fazer as respectivas ligações. basta conservar os fios da alimentação do motor e guiar-se, normalmente, pelas cores para efectuar a ligação (por exemplo a uma pilha de 9V) nos pólos correctos (positivo e negativo).
O vermelho costuma ser o positivo e o preto o negativo.
obviamente não irá ficar nada de profissional, mas com criatividade sempre se consegue algo...
Pode-se guiar um pouco pelo link que colocou para criar as "pás" da ventoinha, mas eu, pessoalmente, colocava outra coisa mais segura, porque um CD, se algo corre mal e ele se parte, bom, o cenário não era bonito...
penso ser algo similar a isso que pretende, mas se estiver enganado diga.
Cumps
#5 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 19:31
smrc
Utilizadortens alguma ideia do que por em ves do cd?
#6 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 19:45
DJPRMF
AdministradorSe encontra-se algumas pás em brinquedos ou assim era óptimo...
Mas se procurar um pouco pode ser que arranje outro material. Até um pouco de cartão duro serve.
O CD, pelo menos para mim, parece-me algo um pouco "duro" e se partir enquanto utiliza a ventoinha, pode-se aleijar a sério... mas se valer o risco....
Cumps
Mas se procurar um pouco pode ser que arranje outro material. Até um pouco de cartão duro serve.
O CD, pelo menos para mim, parece-me algo um pouco "duro" e se partir enquanto utiliza a ventoinha, pode-se aleijar a sério... mas se valer o risco....
Cumps
#7 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 19:46
smrc
Utilizadoreste motor serve, n si qual é a potencia
#8 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 20:05
DJPRMF
Administradortambém não lhe sei dizer a potencia exacta, mas serve...
Obviamente, quanta maior a potencia, mais rápido ira girar as pás e mais "vento" irá fazer...
Obviamente, quanta maior a potencia, mais rápido ira girar as pás e mais "vento" irá fazer...
#9 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 20:59
smrc
Utilizadoreu ja montei uma pilha e o motor, o motor já funciona, mas agora eu experimentei por paple, e n deu vento, mas rodou
n sei o que por como "pás".
n sei o que por como "pás".
#10 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 21:40
DJPRMF
AdministradorBom, papel é mole, lgo nao dá para muito...
O cartão sempre é mais duro...
O cartão sempre é mais duro...
#11 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 22:03
smrc
Utilizadorn sei se estou a incomudar com muitas perguntas, mas eu tenho outro problema, pus uma "pá", de cartão,mas aquilo só dá vento para os lados e para a frente quase n se nota, o que faço, se precisar de mais pás como aumento o espaço no motor para as por?
#12 Re: ventilador caseiro - Qui 28 Jul 2011 - 22:08
DJPRMF
AdministradorPerguntas são para se fazer...
Bom, pode ser da forma como as pás estão distribuídas...
lembre-se que deve tentar manter a concavidade e a curvatura das mesmas, como uma ventoinha verdadeira...
Cumps
Bom, pode ser da forma como as pás estão distribuídas...
lembre-se que deve tentar manter a concavidade e a curvatura das mesmas, como uma ventoinha verdadeira...
Cumps
#13 Re: ventilador caseiro - Sex 29 Jul 2011 - 13:18
EYPO
Super-membrosmrc vai mostrando como esta a correr com a tua "engenhoca"
Cumps
Cumps
Última edição por EYPO em Sáb 30 Jul 2011 - 16:50, editado 1 vez(es)
#14 Re: ventilador caseiro - Sáb 30 Jul 2011 - 11:38
smrc
Utilizadoro principal ficou assim.
Uma pilha, 1,5v
o motor que demonstrei anteriormente
fiz as ligações, e consegui por a rodar, mas os fios ficam sempre soltos tenho de arranjar uma maneira mais fácil de ligar
Uma pilha, 1,5v
o motor que demonstrei anteriormente
fiz as ligações, e consegui por a rodar, mas os fios ficam sempre soltos tenho de arranjar uma maneira mais fácil de ligar
Última edição por DJPRMF em Sáb 30 Jul 2011 - 12:00, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Link para a foto)
#15 Re: ventilador caseiro - Sáb 30 Jul 2011 - 11:45
smrc
Utilizadorjuntei uma base, e uma pá, dá vento mas não é grande coisa tenho de arranjar outra pá
#17 Re: ventilador caseiro - Sáb 30 Jul 2011 - 12:04
DJPRMF
Administradorora ai está a criatividade a funcionar...
Ficou muito bem para algo inicial...
As pás são de que material?
Agora é ir melhorando com o tempo Até pode adicionar um botão "on/off" para ser mais fácil ligar e desligar a ventoinha.
Oftopic: Não é necessário criar diversas mensagens para partilhar as imagens, pode colocar tudo numa só e, se quiser adicionar após publicar, pode sempre editar a mensagem...
Boas invenções!
Cumps
Ficou muito bem para algo inicial...
As pás são de que material?
Agora é ir melhorando com o tempo Até pode adicionar um botão "on/off" para ser mais fácil ligar e desligar a ventoinha.
Oftopic: Não é necessário criar diversas mensagens para partilhar as imagens, pode colocar tudo numa só e, se quiser adicionar após publicar, pode sempre editar a mensagem...
Boas invenções!
Cumps
#18 Re: ventilador caseiro - Sáb 30 Jul 2011 - 12:14
smrc
UtilizadorAs pás são de uma espécie de cartão, dobrei para fazer mais vento, e cortei as pontas.
ok, entendi o "Oftopic"
ok, entendi o "Oftopic"
#19 Re: ventilador caseiro - Sáb 30 Jul 2011 - 15:27
EYPO
Super-membrosmrc escreveu:As pás são de uma espécie de cartão, dobrei para fazer mais vento, e cortei as pontas.
ok, entendi o "Oftopic"
Tou a gostar smrc
Ate estou a pensar fazer um para o meu quarto, pois isto aque no Alentejo faz calor e nao da para ter um ar-condicionado em cada quarto
Se poderes tira uma foto com as pas paradas para se ver
Cumps. E forca ai na engenhoca
#20 Re: ventilador caseiro - Sáb 30 Jul 2011 - 16:49
smrc
Utilizadorboas, modifiquei, pus mais 1 pilha, até arranjar uma mais potente
pus um interruptor on/off , mas vo continuar a tentar melhorar
as pás, são tipo aquele cartão do papel higiénico, dá vento, mas axo ke podia dar mais, apenas preciso de encontrar outras pás, melhores, mas se encontrarem postem.
boa sorte com o teu eypo
pus um interruptor on/off , mas vo continuar a tentar melhorar
as pás, são tipo aquele cartão do papel higiénico, dá vento, mas axo ke podia dar mais, apenas preciso de encontrar outras pás, melhores, mas se encontrarem postem.
boa sorte com o teu eypo
#21 Re: ventilador caseiro - Sáb 30 Jul 2011 - 17:14
EYPO
Super-membroAndei tambem ai a pesquisar na net e vi um filmezinho que faziam com um cd.. E por caso ate fazia vento, mas tenho um bocado de receio que o cd salte e ainda aleije alguém
Tenho de ver se arranjo outra coisa
Cumps
Tenho de ver se arranjo outra coisa
Cumps
Última edição por EYPO em Sáb 30 Jul 2011 - 17:33, editado 1 vez(es)
#22 Re: ventilador caseiro - Sáb 30 Jul 2011 - 17:26
DJPRMF
AdministradorDeve é ter cuidado para não sobrecarregar o motor, ou pode acabar por o estragar...
Mas ficou muito bem, sim senhor....
Tenho de ver se arranjo tempo para construir um meu..
Mas ficou muito bem, sim senhor....
Tenho de ver se arranjo tempo para construir um meu..
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos