1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker em frente a um computador

 

O portal RaidForums era uma das plataformas mais conhecidas para a venda e distribuição de conteúdos roubados em ataques e leaks, muitas das vezes em atividades criminosas. A plataforma foi apreendida pelas autoridades em Abril de 2022, sendo que estas terão conseguido obter acesso a todas as bases de dados do site, bem como detalhes dos membros deste.

 

Apesar de as autoridades não terem propriamente realizado qualquer atividade direta com os dados que foram recolhidos do portal, parece que, recentemente, alguns membros da plataforma começaram a ser notificados para terem atenção às suas atividades.

As autoridades dos Países Baixos encontram-se a contactar alguns membros antigos do RaidForums, que usaram o portal para a venda e compra de conteúdos, alertando para o risco das suas atividades e que as mesmas estão a ser monitorizadas.

 

Estes membros terão sido identificados pelos registos das bases de dados do RaidForums, nomeadamente os detalhes das contas e endereços IPs que usaram para aceder à plataforma. Estes dados podem revelar-se bastante úteis para ajudar as autoridades a identificar os possíveis vendedores na plataforma.

 

As autoridades sublinham que, com os dados recolhidos do RaidForums, já terão sido identificados três suspeitos de extorquírem pagamentos a empresas alvo de ataques. As autoridades apelam ainda a que os criminosos eliminem todos os dados roubados e terminem as suas atividades.

 

Curiosamente, esta não é a primeira vez que as autoridades se dirigem diretamente aos membros destas plataformas, alertando-os para as atividades. Em 2021, as mesmas também usaram a plataforma do RaidForums para partilhar diretamente informações sobre atividades que estavam a ser realizadas e que poderiam levar à identificação de vendedores do portal.

 

As autoridades dos Países Baixos possuem um programa de ajuda para os utilizadores, focado em tornar jovens hackers do mundo do crime para "white hackers", no sentido de ajudarem as empresas e poderem ter um caminho mais legal para as suas atividades.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech