No ultimo mês, quantas mensagens de Spam recebeu no seu email?
Como a maioria dos utilizadores dos serviços de email, o TugaTech também não gosta de Spam(ou publicidade não solicitada).
Milhões de mensagens de Spam são enviadas diariamente para milhões de caixas de correio. Encontra-se de tudo um pouco, desde publicidade "inofensiva" até ataques de phishing e virus.Para verificarmos o grave que é esta nova "epidemia",realizamos um pequeno teste.
Criamos 3 contas de email diferentes em três serviços de email: Hotmail, Gmail e na Sapo. Como todos estes serviços tem medidas de protecção contra o Spam e nós pretendíamos o máximo deste, removemos quaisquer regras ou restrições nos filtros de spam, estando as caixas de email completamente abertas para receber qualquer tipo de mensagem.
Mas o Spam não se recebe do nada. Para tal é necessário que o email seja conhecido ou esteja dentro de alguma rede de emails…
Logo, registamos os três emails em diversos websites das seguintes categorias:
- Downloads ilegais
- Pornografia
- Publicidade partilha de banners/link
- Comentários em diversos blogs e sites
Estas são algumas das categorias que mais Spam geram e, como pretendemos obter o máximo de Spam possível, registamos todos os emails exactamente nos mesmos sites.
Feito isto, restou aguardar 3 meses para termos os resultados das mensagens recebidas, que são mostradas no gráfico em baixo:
Relembramos que todos os filtros, restrições e protecções estavam desactivados.
O serviço de email da Microsoft, o Hotmail, foi o que atingiu a maior quantidade de mensagens recebidas: umas impressionantes 38.564 mensagens.
De seguida encontra-se o serviço da Google, o Gmail, com 27.491 mensagens de spam recebidas.
Por fim, e de forma surpreendente, surge o serviço nacional de emails da Sapo, com 3571 mensagens.
Uma explicação para o facto de o serviço da Hotmail ter tido o maior número de mensagens recebidas poderá passar pelo próprio domínio do site. Como é um dos serviços de emails mais antigos e dos mais utilizados no mundo, os spammers aproveitam para procurarem mais este tipo de emails, o que faz com que o mesmo seja mais divulgado na rede e que esteja em mais listas “indesejáveis”.
Algo que não acontece com o email da sapo, que surpreendeu pela positiva. Como o serviço se destina, sobretudo, a países de língua portuguesa, a maioria das redes não partilha tanto o domínio do mesmo, estando, até certo ponto, mais protegido.
Também se poderá justificar estes valores devido as protecções dos servidores de email. Neste caso, e de acordo com os resultados, o servidor da Sapo poderá estar a filtrar os emails facilmente detectáveis como Spam, embora não seja possível verificar essa situação pela nossa parte…
Depois destes valores, já pensou por onde pode andar o seu email? Deixamos algumas regras de ouro para evitar o Spam.
- Tome cuidado onde coloca o seu email.
- Não coloque o seu email em mensagens de blogs ou sites pessoais.
- Use a protecção contra Spam do seu serviço de email.
- Tenha um antivírus actualizado e, se possível, com protecção contra Spam.
Até breve e mantenha-se longe do Spam!