Boas,
PDCC escreveu:Acha que sera possivel chegar aos 3.0 ghz?
Depois de aumentar a percentagem com o cpu-z ja posso ver as diferenças certo?
Penso que sim, é possível chegar aos 3GHz e mesmo ultrapassar este valor...
O CPU-Z é um programa bastante completo, pelo que recomendo mesmo que o utilize para verificar as alterações...
PDCC escreveu:Aumentei para 5% e parece estar tudo bem...já reiniciei duas vezes e não há problema... Na classificação do Windows tinha 6.2 em cálculos por segundo e operações de ram por segundo mas agora com o overclock passou para 6.3. Quando estava a determinar a classificação a temperatura do GPU (o que significa estas siglas?) chegou aos 60C (acho que porque ele força o pc ao determinar a classificação) se estiver só com uma ou duas tarefas estabiliza nos 58...
Acho que esta a 2.8Mhz
Aumentando apenas pela percentagem, o unico problema de maior que pode ocorrer é o PC não arrancar, após colocar as definições na BIOS. Para resolver isto basta ficar a carregar no botão de ligar durante 4 segundo até o PC desligar completamente. Depois aguarde mais alguns segundos e volte a liga-lo. Este deve arrancar e dar um erro no Overclock. Basta clicar em F1 para aceder novamente a BIOS e alterar para a definição anterior em que o PC arrancava e estava estável. Se isto não funcionar, altere o jumper da sua placa mãe, de forma a limpar as definições da BIOS, ou seja, fazer um "Clear CMOS".
GPU é a sigla de Graphics Processing Unit, ou em Português, Unidade gráfica de Processamento. Refere-se á Placa gráfica, ou seja, podemos considerar que o GPU é o "CPU" da Placa gráfica. É normal a temperatura aumentar após efectuar algum teste intensivo a placa gráfica, ou correr algum jogo. Esses valores são perfeitamente normais.
Segundo o CPU-Z, o CPU está a correr, mas a uma velocidade de cerca de 1.6 GHz no momento que tirou o screenshot, devido a opção de Multipler. Primeiro procure na BIOS por uma opção de "Intel SmartSpeed" e marque como "Disable", e se isso não estabilizar a velocidade deste, procure por alguma opção de "CPU configuration" e, de seguida, por "Multipler" e coloque no valor original, ou em auto, se tiver esta opção.
O "Intel SmartSpeed" diminui automaticamente a velocidade do CPU quando este não está a trabalhar ""muito", de forma a poupar energia e a prolongar a vida útil do mesmo, mas com overclock pode causar problemas de não conseguir alterar a velocidade do CPU...
PDCC escreveu:Estive a jogar algum tempo e o valor do GPU subiu ate 75 depois quando parei estabiliza nos 57 são valores aceitáveis?
Como escrevi anteriormente, sim, são valores perfeitamente aceitáveis... A minha placa gráfica, ja com muito overclock, quando jogo atinge cerca de 90º. Estes componentes estão preparados para suportar elevadas temperaturas, mas não em exagero...
PDCC escreveu:Executei o stress prime para ver a estabilidade do sistema....Karregei em start agora tenho de ser eu a carregar em stop para parar ou tenho de esperar que ele termine sozinho?
Como sei os resultados deste teste? não percebi ainda a lógica deste programa
Segundo as configurações que o seu Stress Prime tenha, este pode parar automaticamente ou nunca parar, ate clicar em STOP. Este programa utiliza o CPU a 100%, de forma a detectar qualquer anomalia. O programa utiliza a capacidade máxima do CPU para encontrar os diversos números do pi.
O programa pode não apresentar nenhum resultado em concreto, porque o que ele faz é apenas procurar números do pi que, como deve saber, é um numero infinito. Ao fazer uso do CPU, testa assim as suas temperaturas e a sua estabilidade. Deve correr o programa durante, pelo menos, 5 horas, afim de testar completamente o CPU. Se no final desse tempo o computador não apresentar nenhum ecrã azul ou outro erro qualquer, quer dizer que está estável e a funcionar correctamente...
Infelizmente não existe uma maneira 100% fiável de dizermos se um computador está completamente estável. Apesar de puder estar a funcionar bem na altura, independentemente de ter realizado o teste do "pi" ou não, este pode apresentar problemas futuros, normalmente devido ao calor e ao uso a longo prazo...