1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Asus placa gráfica com ligação dedicada para a motherboard

 

Os computadores atuais são, em geral, um conjunto de componentes… e cabos. Com cada vez mais avanços a nível de processadores e gráficas, existe também a necessidade de usar cada vez mais energia, que consequentemente, apenas pode ser transportada com cabos.

 

Este exemplo é bastante visível nas gráficas, que necessitam de ligações dedicadas para a fonte de alimentação de forma a poderem tirar total proveito das suas capacidades. No entanto, a Asus pretende mudar essa ideia, tendo revelado algumas novidades durante a Computex 2023.

 

No evento, a empresa demonstrou um protótipo de uma placa que dispensa o uso de ligações de energia externa, usando apenas as entradas da própria motherboard para esta tarefa.

De acordo com a empresa, esta revelou uma ASUS NVIDIA GeForce 4070, modificada para contar com uma nova slot próxima da entrada PCI-Express, que é responsável por transferir a energia para a placa. Esta ligação permite que a placa tenha 600W de capacidade extra, sem usar qualquer ligação externa adicional.

 

A entrada é bastante similar à ligação de 1x do PCIe, e será ligado numa entrada próxima da ligação de 16x PCIe da motherboard – que necessita também de ser adaptada para esta funcionar. A Asus afirma que esta ligação pode até ser apenas um ponto de passagem direto para a fonte de alimentação, mas que se encontra mais escondido e possui a mesma funcionalidade que os cabos tradicionais.

 

De momento, esta ideia encontra-se apenas como protótipo, sendo que ainda se desconhece se a Asus espera lançar a mesma como um produto final, tanto a nível das placas gráficas como das motherboards. Ao mesmo tempo, também se desconhece se a empresa espera lançar esta tecnologia para outras fabricantes, ou se irá manter a mesma dedicada para a sua marca.

 

No final, esta ideia pode trazer vários benefícios. Não apenas evita que os utilizadores tenham de passar mais um cabo por dentro do computador, mas também torna o processo de montagem das gráficas consideravelmente mais simples.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech