1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Windows 10 com fundo vermelho

 

Não é difícil de encontrar pela internet locais onde descarregar ficheiros de imagem modificados do Windows 10, a maioria prometendo encontrar-se ativado ou ter alterações diversas – isto apesar de a Microsoft fornecer as imagens de instalação do Windows 10 e 11 gratuitamente para todos, de forma oficial.

 

No entanto, quem opte pela via da pirataria, pode estar a abrir portas para alguns problemas. Foi recentemente descoberta uma campanha de malware, que se encontra a usar ficheiros de imagem do Windows 10 modificados para conterem malware.

De acordo com os investigadores da empresa de segurança Dr. Web, os ficheiros de imagem são distribuídos em sites de pirataria e torrent, e à primeira vista parecem relativamente seguros. A maioria promete encontrar-se atualizado ou pré-ativado.

 

No entanto, estas imagens contam com um malware oculto, que permanece escondido sobre a partição EFI – normalmente usada pelo sistema para o arranque. Uma vez que esta partição não se foca no uso direto pelo Windows, o malware permanece oculto na mesma e consegue ficar "invisível" mesmo para as soluções de segurança mais recentes.

 

As instalações encontram-se ainda modificadas para descarregar os ficheiros maliciosos da partição de forma regular, infetando o sistema. Mesmo que os utilizadores removam o malware, este volta eventualmente a surgir no futuro.

 

O malware usado pode variar, mas a maioria foca-se em roubar dados sensíveis dos utilizadores, de contas online ou em alterar silenciosamente as carteiras de criptomoedas que os utilizadores possam colocar no sistema, de forma a transferirem fundos para carteiras em controlo dos atacantes.

 

Os investigadores afirmam que uma das carteiras usadas pelo malware conta com mais de 19.000 dólares, o que parece indicar que o esquema está a ter resultados finais. Como sempre, deve-se ter extremo cuidado no download de ficheiros de imagem de fontes não oficiais, bem como de qualquer software potencialmente ilícito.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech