Durante o evento Snapdragon Summit, a Qualcomm veio revelar algumas das novidades da empresa para os próximos meses, e uma delas encontra-se no novo processador Snapdragon X Elite. Este novo chip encontra-se focado para computadores pessoais que tenham o Windows como sistema operativo base.
O Snapdragon X Elite integra as mais recentes tecnologias da empresa, e segundo a mesma, fornece um dos melhores desempenhos que existem a nível deste formato de processadores, com avançadas técnicas de controlo e desempenho de IA. Além disso, este encontra-se ainda desenhado para ser extremamente eficiente, permitindo que os dispositivos tenham “dias de bateria”, segundo as palavras da empresa.
O Qualcomm Snapdragon X Elite encontra-se produzido em 4 nm, e conta com 12 cores de elevado desempenho, com velocidades de clock máximas de 3.8 GHz. No entanto, até dois cores podem obter um boost de até 4.3 GHz, caso seja necessário, para tarefas mais exigentes.
A empresa refere que este chip é até duas vezes mais rápido que os modelos alternativos de empresas rivais, e consome menos 68% de energia.
Comparativamente aos modelos mais aproximados da Intel, o i7-1360P e i7-1355U, o Qualcomm Snapdragon X Elite promete fornecer os mesmos níveis de desempenho, mas consumindo menos 65% de bateria, graças sobretudo às tecnologias usadas pela empresa e à implementação da arquitetura de 4 nm.
A nível gráfico, o desempenho também é notável, com o Snapdragon X Elite a atingir mais duas vezes o desempenho dos modelos da Intel, e com uso de energia até 74% menor. A GPU suporta ainda saídas de monitor até 3 ecrãs 4K a 60Hz.
O chip conta ainda com um modem 5G integrado, e um chip dedicado para tarefas de IA, que é até 4.5 vezes mais rápido que os rivais. O mesmo suporta ainda até 64 GB de RAM LPDDR5x.
Espera-se que os primeiros dispositivos com o Snapdragon X Elite comecem a surgir no mercado em meados de 2024.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!