O motor de pesquisa Qwant confirmou que vai começar a integrar IA para ajudar os utilizadores nas pesquisas, tornando os resultados mais relevantes e as respostas a questões mais rápidas de serem resolvidas.
A plataforma, que se foca em garantir a privacidade dos utilizadores durante a pesquisa online, revelou a integração da IA como uma das primeiras novidades para este ano. Espera-se que ainda mais novidades venham a ser reveladas nos próximos meses, e certamente que a IA vai ter um grande papel nisso.
A partir de agora, o Qwant será capaz de responder diretamente aos utilizadores usando IA. Quando for identificado que o utilizador colocou uma questão, o motor de pesquisa apresenta rapidamente a reposta da mesma, invés de ter de se procurar nos links apresentados nos resultados.
Existe ainda a nova função de “Sumário”, que permite resumir os resultados de pesquisas face ao que se procurou inicialmente. Este sistema permite ainda criar o resumo de qualquer site que seja apresentado nos resultados.
Para se ter acesso a estas novidades, os utilizadores necessitam de ter uma sessão iniciada com a conta da Qwant, mas o registo da mesma é inteiramente gratuito.
A empresa garante que a funcionalidade vai continuar a ter em foco a privacidade dos utilizadores, não sendo usada a informação da pesquisa para monitorizar as atividades dos utilizadores, nem é feita a recolha de dados para publicidade. No entanto, a empresa sublinha que, face às novas funcionalidades de IA, será necessária a troca de dados focada no uso das tecnologias, algo que os utilizadores serão informados quando registam as suas contas, e podem revogar a qualquer momento.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!