As plataformas da Internet Archive, entidade conhecida por realizar o arquivamento de conteúdos pela internet, tem sido alvo de um largo ataque DDoS, que se prolonga por vários dias.
A plataforma começou a verificar largos volumes de tráfego, associados com padrões de ataques DDoS, no final da semana passada. De acordo com Chris Freeland, diretor dos serviços da entidade, o ataque terá começado durante o final de Domingo, porém a plataforma conseguiu mitigar o mesmo.
Apesar disso, nos dias seguintes, a mesma tem sido constantemente fustigada com ainda mais ataques, em vagas que em algumas situações chegam a causar impacto no carregamento do serviço. O site principal do Way Back Machine encontra-se a apresentar um funcionamento inconsistente, bem como os restantes serviços da plataforma.
Segundo a entidade, os ataques ainda se encontram a decorrer, mas a origem dos mesmos é até ao momento desconhecida. Nenhum grupo em particular veio reivindicar os mesmos, apesar de todos os impedimentos causados.
Embora o ataque tenha causado alguns problemas de acessibilidade para a plataforma, esta afirma que está longe de ser um dos principais problemas da mesma. De relembrar que a Internet Archive encontra-se atualmente numa batalha legal com alguns meios nos EUA, que procuram encerrar as suas atividades.
UMG Recordings, Capitol Records, Concord Bicycle Assets, CMGI Recorded Music Assets, Sony Music e outras editoras lançaram recentemente uma campanha contra a plataforma, derivado da possível violação de direitos de autor realizada por esta.
Este processo junta-se a outros que foram realizados contra a entidade nos anos anteriores, e que podem somar quantias elevadas de pagamentos em coimas caso sejam considerados válidos – e que poderiam mesmo ditar o fim da entidade, que relembre-se, é uma entidade sem fins lucrativos.
Para já, a plataforma continua a adaptar-se para combater os ataques DDoS constantes, sendo que alerta para a possibilidade de alguns serviços encontrarem-se inacessíveis de forma temporária durante os próximos dias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!