Depois de quase uma década, a Google vai deixar de suportar o Android Lollipop com os seus Serviços da Google. Esta versão do sistema também é conhecida como Android 5.0, tendo sido lançada originalmente faz mais de dez anos, com o Nexus 6.
A partir desta semana, a Google vai deixar de suportar o Android Lollipop dentro dos Serviços da Google, o que vai indicar que quem ainda tenha dispositivos com esta versão do sistema vai deixar de receber atualizações no mesmo.
Um dos motivos para esta decisão da Google encontra-se no facto de existir apenas uma pequena quantidade de equipamentos que ainda se encontram com esta versão do sistema operativo. Ao mesmo tempo, o número de equipamentos ativos com esta versão do sistema tem vindo a cair consideravelmente nos últimos tempos.
Atualmente existe menos de 1% de dispositivos com esta versão do Android, pelo que a medida aplicada pela Google deve afetar poucos utilizadores. Ainda assim, para quem tenha dispositivos antigos e os use de forma regular, deve-se ter em conta algumas alterações.
Para começar, o sistema ainda vai continuar a funcionar na normalidade. A medida apenas afeta as atualizações fornecidas para os Serviços da Google no mesmo. Isto deverá impedir o acesso a futuras atualizações e novidades existentes na mesma, e eventualmente, pode-se verificar também falhas no acesso a plataformas como a Play Store.
É bastante provável que algumas aplicações de terceiros que ainda se encontrem no mesmo também deixem de funcionar corretamente, ou algumas das suas funcionalidades.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!