A Diaspora é uma rede social que pretende abalar com todas as outras redes sociais. Esta é baseada em código open-source, o que permite a qualquer pessoa ter a sua própria rede social, criar aplicações ou alterar todas as funcionalidades conforme os seus gostos.
No entanto esta rede continua a necessitar de muito apoio para realmente evoluir.
Por enquanto o registo encontra-se limitado aos utilizadores que recebam os convites - https://joindiaspora.com . O TugaTech teve acesso a um e iremos efectuar uma breve análise a esta rede social “open-source”.
Eis o aspecto da Página inicial da rede:
Se for utilizador da rede social do Google+ deve reparar que o estilo é bastante similar entre ambas. Do lado esquerdo temos as opções do perfil e da stream, que permitem, por exemplo, filtrar os tópicos da stream a um certo tópico, grupo de utilizadores ou tags.
Na parte central temos a stream, com todos os tópicos dos outros utilizadores e os comentários. Por fim, do lado direito temos algumas opções relacionadas coma rede social, como as doações e a ligação com outros serviços (que iremos analisar mais a frente).
A partilha dos conteúdos também é bastante similar ao Google+.
Poderá optar por enviar para todos os utilizadores da sua rede ou apenas para um grupo distinto.
Tal como no Facebook ou nos círculos do Google+, poderá agrupar os utilizadores em diversos grupos, como Família, Amigos ou Conhecidos.
A tradução da rede é "Aspectos", no entanto pensamos que esta tradução ainda deverá ser melhorada no futuro.
Vamos agora ver um pouco dos perfis dos utilizadores da rede.
Como se pode ver, as semelhanças com o Google+ continuam. Os perfis são apresentados com alguma informação básica, como a biografia, data de nascimento e o sexo. Na parte central temos a stream com todos os nossos posts e tópicos enviados para a rede.
O nosso nome pode ser identificado utilizando algumas tags, que irão facilitar na pesquisa de outros utilizadores com interesses ou personalidades semelhantes.
E, ao contrário do Google+, poderá utilizar alcunhas ou apelidos nos seus perfis.
Passando para a secção das configurações, iremos dar destaque a opção “Serviços”. Esta opção permite ligar o seu perfil aos perfis de outras redes sociais e serviços, nomeadamente o Facebook, Twitter e Tumblr.
Desta forma, todas as partilhas que efectuar na rede social serão automaticamente enviadas também para outras redes.
Nas aplicações, por enquanto, apenas está disponível uma aplicação, a Cubbi.es, que permite partilhar fotos e filmes de diversos serviços, mas, com o tempo e dedicação, os utilizadores poderão criar qualquer tipo de aplicação para implementar na rede.
Pontos negativos e positivos?
Esta rede ainda se encontra num estado muito inicial, necessitando de muitos melhoramentos. A vantagem passa, sobretudo, pelo seu código fonte ser totalmente aberto e gratuito, pelo que qualquer utilizador pode instalar o Diaspora nos seus servidores e ter a sua própria rede social.
No entanto, a partir do site principal, a rede social apresenta algumas falhas e erros na tradução. A falta de definições de privacidade também pode desencorajar alguns utilizadores. Não é possível definir quais os aspectos que podem ou não ser partilhadas, tendo apenas a opção de permitir ou não o perfil de surgir nas procuras por outros utilizadores.
Resta aguardar para vermos se será aceite pela comunidade e melhorada, assim como se consegue ultrapassar os outros “gigantes” deste mercado.
Entretanto quer um convite para a rede? O TugaTech pode enviar! Deixe o seu comentário e iremos enviar-lhe o convite para se registar na rede e testar você mesmo (iremos enviar para o seu email registado no TugaTech. Caso pretenda outro envie por MP)
Última edição por DJPRMF em Dom 16 Set 2018 - 21:06, editado 1 vez(es)