Em Maio do ano passado, dando o salto para integrar IA nas pesquisas, a Google revelou a nova funcionalidade do AI Overviews. Esta permitia aos utilizadores obterem rapidamente respostas a partir da pesquisa da Google, usando as capacidades do Gemini.
Agora, a Google expandiu esta funcionalidade, integrando ainda mais IA no sistema de pesquisa. Para os utilizadores nos EUA, a funcionalidade de respostas por IA na pesquisa passa agora a contar com o modelo Gemini 2.0. Isto permitirá obter respostas ainda mais completas e detalhadas.
Usando o mais recente modelo de IA da empresa, os utilizadores podem obter diretamente da pesquisa respostas para as suas questões, e conhecimentos mais avançados sobre programação, matemática e outros temas.
Além disso, a empresa revelou ainda que o sistema vai agora encontrar-se disponível também para jovens, mesmo que não tenham as contas da Google configuradas no sistema.
Outra novidade que a empresa também revelou, atualmente em testes, será o AI Mode. Este permite integrar as capacidades do Gemini 2.0 para responder aos utilizadores via a pesquisa, usando um sistema de raciocínio mais avançado. Este modo será focado em responder a questões que envolvem respostas mais elaboradas ou que podem necessitar de comparação, entre outras.
Por exemplo, o AI Mode pode analisar a comparação de diferentes produtos, realizando pesquisas subsequentes, que depois o modelo de IA da empresa conjuga para fornecer uma resposta mais completa aos utilizadores. Este sistema vai usar várias fontes diferentes para apresentar as respostas, e foca-se em fornecer os detalhes de forma clara e consistente.
A Google afirma que este sistema permite aos utilizadores obterem respostas para as suas questões mais rapidamente em comparação com usarem a pesquisa tradicional. É ainda possível colocar questões associadas que serão usadas com base nos dados iniciais.
A Google encontra-se ainda a trabalhar para que, no futuro, o AI Mode venha a suportar imagens e vídeos, e possa também usar as informações dos mesmos para fornecer respostas ainda mais completas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!