1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Microsoft e linhas digitais

 

Em meados de 2019, a Microsoft realizou o primeiro do que viria a ser muitos investimentos na OpenAI, para ajudar a startup a começar as suas atividades no campo da IA. Na altura, a entidade tinha a ideia de lançar a IA para as massas, criando um sistema capaz de democratizar a tecnologia.

 

Desde então, a OpenAI tem vindo a crescer consideravelmente, e é atualmente uma das maiores criadoras de conteúdos de IA, com modelos usados no ChatGPT e pela sua API. Tendo em conta o crescimento, a OpenAI e a Microsoft decidiram alterar alguns dos termos da sua parceria, para ir de encontro à realidade atual do mercado.

 

A Microsoft continua como uma das maiores investidoras da OpenAI, e fornece a capacidade de processamento necessária para a mesma. Em contrapartida, a Microsoft possui acesso a alguma da propriedade da OpenAI, o que inclui os seus modelos e infraestrutura em geral, com as APIs da OpenAI exclusivas de uso no Azure.

 

Apesar desta parceria, a Microsoft tem vindo a tentar criar algo separado da OpenAI, e o Copilot é um começo nisso. Embora ainda tenha os modelos da OpenAI na sua base, alguns rumores apontam que a empresa tem vindo a trabalhar num modelo de IA inteiramente dedicado, que atualmente é conhecido apenas como MAI-1.

 

De acordo com algumas fontes, este modelo encontra-se a ser desenvolvido com capacidade de raciocínio, e possui capacidades superiores aos modelos atualmente existentes no mercado – até mesmo quando comparado com os modelos da OpenAI ou de outras entidades, como a Anthropic.

 

A Microsoft deve começar a usar o seu modelo dedicado com o Copilot dentro das próximas semanas, e eventualmente, deverá chegar tanto a consumidores como a empresas que fazem uso da plataforma. Este modelo terá ainda uma API que pode ser integrada para uso em diferentes aplicações.

 

Os testes internos conhecidos apontam que as capacidades deste modelo da Microsoft encontram-se bastante acima dos rivais, e pode certamente vir a causar algumas mudanças no mercado – ainda mais se a Microsoft decidir integrar o mesmo de forma abrangente sobre os seus serviços.

 

Apesar dos rumores sobre a existência deste modelo não serem recentes, a Microsoft ainda não confirmou oficialmente que o mesmo esteja em desenvolvimento, portanto todas as informações conhecidas partem apenas de rumores.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech