A AMD encontra-se a preparar para algumas novidades nos próximos meses, e por entre estas podem encontrar-se os novos modelos sucessores do Ryzen 8000G.
A nova linha dos Ryzen 9000G encontra-se prevista de chegar ao mercado durante o quarto trimestre deste ano. Embora a empresa não tenha deixado muitos detalhes sobre a mesma, foram recentemente divulgadas algumas informações sobre os novos componentes.
Segundo o leaker HXL, os novos processador serão baseados na arquitetura Strix Point, que se espera oferecer um aumento considerável de desempenho final em comparação com a tecnologia existente nos 8000G.
Além disso, foi ainda revelado que os novos Ryzen 9000G devem contar com os mais recentes cores Zen 5, que também devem fornecer um aumento de desempenho considerável face ao Zen 4 que se encontra na linha dos 8000G. Os novos modelos devem contar com 12 cores, separados entre quatro de elevado desempenho e oito eficientes.
Como parte do upgrade do Ryzen 9000G, espera-se ainda que a AMD venha a apostar em integrar a sua nova arquitetura RDNA 3.5, o que pode ajudar a fornecer melhorias também na parte gráfica. Esta arquitetura deve contar com uma GPU de 16 CU.
Por fim, os novos modelos devem ainda contar com uma unidade dedicada de processamento neural NPU baseada na arquitetura XDNA 2. Esta será capaz de fornecer até 50 TOPS de capacidades de IA, e poderá ajudar nas tarefas em sistemas Copilot +.
A ter em conta que os Ryzen 9000G devem ser dos últimos componentes da AMD a serem lançados com a arquitetura Zen 5, tendo em conta que a AMD espera alterar para a Zen 6 em meados de 2026.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!