A Google encontra-se a disponibilizar uma nova funcionalidade de segurança e privacidade para a sua plataforma, que vai garantir que as mensagens do Gmail são encriptadas ponta a ponta.
O novo sistema do Gmail permite que os utilizadores possam enviar mensagens encriptadas ponta a ponta, de forma simples, para qualquer destinatário. Embora utilizadores de planos empresariais do Google Workspace podem configurar o protocolo Secure/Multipurpose Internet Mail Extensions (S/MIME), este processo é algo avançado, complicado de se realizar, necessita de ser aplicado a cada conta de forma individual e é bastante dispendioso.
Com o novo sistema de encriptação que a Google encontra-se a aplicar, a empresa pretende tornar o processo consideravelmente mais simples e seguro, com menos procedimentos técnicos e necessidades para os clientes, mantendo a privacidade de toda a informação enviada.
A empresa vai começar por ativar este sistema para mensagens enviadas entre utilizadores da mesma organização, o que permite enviar as mensagens encriptadas ponta a ponta dentro da mesma. Eventualmente, esta funcionalidade será expandida para contas externas da Google, e até ao final do ano, para qualquer conta de email – mesmo de outros fornecedores.
Para usar a funcionalidade, os utilizadores podem ativar a opção de “Encriptação adicional” durante a escrita da mensagem, o que permite ativar a funcionalidade. Como indicado anteriormente, esta novidade vai ficar disponível primeiro para mensagens enviadas entre contas da mesma organização.
Quando chegar para contas externas, a empresa vai enviar as mensagens encriptadas por um link único, que os destinatários podem abrir para ler o conteúdo da mensagem. Quando o destinatário possuir uma conta configurada por S/MIME, vai ser permitido o envio direto da mensagem – tal como já acontece atualmente.
Com as mensagens encriptadas ponta a ponta, todos os dados são encriptados apenas nos sistemas dos utilizadores, sendo que nem mesmo a Google possui acesso aos conteúdos das mensagens. Este sistema pode ser usado para comunicações ainda mais seguras de dados sensíveis.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!