A MediaTek acaba de agitar o mercado dos processadores móveis ao confirmar oficialmente o desenvolvimento de um novo membro para a sua popular linha Dimensity. Embora a nomenclatura exata ainda esteja no segredo dos deuses, os rumores mais recentes apontam para que este novo System on a Chip (SoC) seja batizado como Dimensity 9400e. A fabricante promete novidades para breve, com teasers a serem revelados nos próximos dias até ao anúncio formal.
O sucessor do potente Dimensity 9300 Plus
Este futuro Dimensity 9400e é visto como o natural sucessor do Dimensity 9300 Plus, um processador que foi lançado em maio do ano passado (2024) e que equipa diversos topos de gama. Especula-se que o novo chip possa ser uma versão otimizada e com melhorias incrementais face ao seu antecessor direto, o Dimensity 9300 Plus, ou, segundo outras fontes, uma versão renomeada do Dimensity 9350.
Numa publicação na rede social chinesa Weibo, a MediaTek não só confirmou o novo lançamento como também deu a entender que um dos primeiros equipamentos a estrear este poder de processamento será um novo modelo da linha OnePlus Ace.
Primeiros telemóveis na mira e a performance esperada
Ainda que a lista não seja oficial, os habituais leakers da indústria já avançaram com alguns dos primeiros smartphones que poderão ser contemplados com o Dimensity 9400e. Entre eles, destacam-se nomes como o OnePlus Ace 5V, o vivo X200 FE, a versão global do realme GT 7, o vivo S30 Pro Mini e ainda o OnePlus Nord 5.
O conhecido informador Digital Chat Station já tinha partilhado anteriormente alguns pormenores sobre o Dimensity 9400e, sublinhando que os seus núcleos de processamento foram alvo de melhorias significativas. Estas otimizações deverão traduzir-se num desempenho superior ao já impressionante Dimensity 9300 Plus.
No que toca a números concretos, e para aguçar o apetite, o OnePlus Ace 5V, alegadamente equipado com o Dimensity 9400e, terá alcançado a marca de 2,1 milhões de pontos na popular plataforma de benchmark AnTuTu. Em testes gráficos, nomeadamente no GFXBench Aztec a 1440p, o dispositivo terá registado uma média de 95 fotogramas por segundo (FPS), indicando uma capacidade gráfica robusta para jogos e aplicações exigentes.
Com estas credenciais, o MediaTek Dimensity 9400e prepara-se para ser um forte concorrente no segmento de alta performance, colocando-se em rota de colisão direta com propostas como o Snapdragon 8s Gen 4 da Qualcomm. Resta agora aguardar pela apresentação oficial para conhecermos todos os detalhes técnicos e as verdadeiras ambições deste novo processador da MediaTek.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!