Clem Lefebvre, o carismático líder do projeto Linux Mint, desvendou recentemente os nomes de código das próximas iterações do popular sistema operativo. A versão Linux Mint 22.2, cujo lançamento está previsto para meados de julho, será batizada de "Zara". Já o LMDE 7 (Linux Mint Debian Edition), esperado para junho, chamar-se-á "Gigi" e terá como alicerce o futuro Debian 13.
Os nomes das próximas versões
Conforme anunciado por Lefebvre, os utilizadores podem começar a familiarizar-se com os novos nomes. "Zara" será a designação do Linux Mint 22.2, agendado para o verão, mais precisamente por volta de julho. Pouco antes, em junho, deverá chegar o LMDE 7 "Gigi", que continuará a tradição de oferecer uma experiência Mint assente diretamente no Debian, neste caso, a versão 13.
Renovação visual subtil mas moderna no tema Mint-Y
Para além das denominações, foram reveladas melhorias estéticas. O tema Mint-Y, utilizado por defeito no Linux Mint, sofreu uma ligeiríssima alteração cromática com o objetivo de se alinhar com os princípios de design mais contemporâneos. No tema claro, a presença do azul foi incrementada, resultando num visual descrito como mais "metálico e moderno". Esta intensificação do azul confere uma sensação mais fria, em contraste com a neutralidade do cinzento tradicional.
Lefebvre sublinhou que a biblioteca libAdwaita, frequentemente empregue em aplicações Flatpak, também adotou recentemente uma paleta de cores semelhante, o que deverá promover uma maior uniformidade visual no sistema. Estas alterações, no seu conjunto, visam modernizar a aparência dos temas, tornando o tema escuro e os elementos do ambiente de trabalho Cinnamon "mais suaves e com um aspeto muito mais agradável".
Melhor integração de aplicações Flatpak e libAdwaita
No que toca à consistência visual, foi implementada uma pequena mas significativa alteração no XDG Desktop Portal XApp. Esta modificação permite que as aplicações Flatpak que recorrem à libAdwaita possam agora utilizar a cor de destaque definida pelo utilizador no Linux Mint. O resultado é uma integração mais harmoniosa dessas aplicações com o ambiente de trabalho.
O líder do projeto destacou ainda os esforços contínuos para aperfeiçoar a compatibilidade das aplicações libAdwaita com o Linux Mint. Estas aplicações são primariamente desenvolvidas para o ambiente GNOME e, por vezes, apresentam desafios de integração nos outros ambientes de trabalho disponibilizados pelo Mint, como o Cinnamon, MATE e Xfce.
Para contornar esta questão, a equipa do Mint procedeu à atualização dos seus temas Mint-Y e Mint-X, alinhando-os mais de perto com as cores da libAdwaita. Adicionalmente, a própria libAdwaita foi modificada para não impor a sua folha de estilos e, em vez disso, respeitar o tema configurado no sistema. Testes realizados com aplicações como o GNOME Calendar, GNOME Characters e Foliate já demonstraram resultados promissores com esta abordagem.
Desafios e o futuro da compatibilidade com libAdwaita
Apesar dos progressos, Clem Lefebvre reconhece que a equipa continua em busca de uma solução sustentável a longo prazo para a integração da libAdwaita. Entre as hipóteses consideradas estão a continuação da aplicação de patches à libAdwaita, o desenvolvimento de uma biblioteca de plataforma XApp – semelhante à libAdwaita mas com suporte mais abrangente a diferentes ambientes de trabalho – ou, em último caso, a criação de derivações ("forks") das aplicações. Contudo, a equipa manifesta pouca inclinação por esta última via, encarando-a como uma duplicação desnecessária de esforços e software.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!