1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

HyperOS logo do sistema da Xiaomi

O HyperOS 2.0 já está disponível e, na verdade, a Xiaomi já começou a libertar a atualização para mais de uma centena de dispositivos, incluindo smartphones e tablets. Contudo, muitos utilizadores ainda não receberam a respetiva notificação via OTA (Over-The-Air), uma vez que esta pode demorar a chegar a determinados equipamentos, variando também conforme a região.

Felizmente, existem formas de contornar a espera e acelerar a chegada desta atualização e de todas as suas novidades, como as melhorias na interface, otimizações na câmara e as novas funcionalidades de inteligência artificial (nos dispositivos compatíveis). De seguida, explicamos como podes forçar a atualização na sua versão oficial e estável, sem necessidade de acesso Root ou de recorrer a métodos excessivamente complexos.

Como "forçar" a atualização oficial para o HyperOS 2.0

A transição para o HyperOS 2.0, como já referido, traz consigo um leque de novidades interessantes e significativas, algumas focadas em aprimorar a interface e a experiência de utilização, outras no campo da inteligência artificial. Por estes motivos, vale bem a pena tentar obter a atualização o mais depressa possível. A forma mais simples é, naturalmente, aguardar pela OTA quando esta ficar disponível para o teu dispositivo. No entanto, essa não é a única via.

Existem dois métodos principais que permitem forçar a instalação da versão mais recente do sistema operativo. Em ambos os cenários, estamos a falar de atualizações oficiais e estáveis, ou seja, não se trata de instalar uma versão beta. Também não é necessário ter acesso Root.

Método 1: Alterar a região do dispositivo

Este é o método mais simples e consiste em mudar a região do teu dispositivo para outra onde a atualização já tenha sido disponibilizada. Por exemplo, é comum a Xiaomi lançar as OTAs primeiro em mercados como a Índia. Alterar a região do teu smartphone pode, muitas vezes, permitir o acesso à nova atualização antes do previsto, sem que isso afete o funcionamento do equipamento (após a atualização, podes reverter para a tua região original, se assim o entenderes).

Se este método não surtir efeito, o segundo é um pouco menos direto, exigindo alguns passos adicionais, mas continua a ser bastante acessível.

Método 2: Descarregar manualmente a ROM e forçar a instalação

Este processo envolve descarregar a atualização manualmente a partir dos fóruns da Xiaomi e, de seguida, forçar a sua instalação. Relembramos que se trata de uma ROM oficial, obtida através dos canais oficiais da empresa. Segue estes passos:

  1. Acede ao menu de 'Definições' do teu smartphone e prime em 'Sobre o telefone'.
  2. De seguida, toca na opção que indica 'Xiaomi HyperOS'.
  3. O dispositivo irá verificar se existem atualizações pendentes.

Se o dispositivo indicar que não existe uma atualização, a alternativa será verificar manualmente pela ROM mais atualizada no site de Comunidade da Xiaomi

Podes aceder diretamente ao site neste link.

A partir daí, segue os próximos passos:

  1. No topo, seleciona o separador denominado 'ROM Downloads'.
  2. Aqui, deves procurar o modelo específico do teu dispositivo. Se a atualização oficial estiver disponível para ele, será listada.
  3. Ao encontrar o teu smartphone, clica sobre ele e descarrega a versão da ROM compatível.

exemplo de download da ROM da Xiaomi

É crucial descarregar a versão correta para a tua região. Se possuis uma versão europeia (identificada como EEA), deves descarregar essa variante. Caso contrário, podes optar pela versão 'Global'. Se descarregares a versão errada, o telemóvel simplesmente recusará a atualização, mas não ocorrerá nenhum problema grave; terás apenas de obter o ficheiro correto e tentar novamente. Se preferires, podes realizar esta descarga através do teu computador.

Caso tenhas descarregado a ROM diretamente do smartphone, o ficheiro deve encontrar-se na pasta de Transferências do sistema. Caso tenhas descarregado manualmente pelo computador, precisas primeiro de transferir o ficheiro da ROM para o dispositivo.

  1. Liga o teu smartphone ao computador.
  2. No armazenamento interno do telemóvel, procura uma pasta chamada 'downloaded_rom' (caso não exista, cria uma nova pasta com esse nome). Copia o ficheiro da ROM que descarregaste para dentro desta pasta.

Feito isto, passamos para a atualização propriamente dita:

  1. Acede novamente a 'Definições' e depois a 'Sobre o telefone'.
  2. Prime em 'Xiaomi HyperOS'.
  3. Na janela seguinte, prime repetidamente sobre o logótipo ou a grande indicação 'Xiaomi HyperOS' até que surja uma mensagem a informar que 'As funcionalidades adicionais de atualização estão ativas'.
  4. De seguida, prime no botão com três pontos, localizado no canto superior direito, e seleciona a opção 'Escolher pacote de atualização'.
  5. Navega até ao ficheiro da ROM que transferiste e seleciona-o.
  6. O telemóvel irá então proceder com a atualização e reiniciar automaticamente.

Após estes passos, que embora simples e fáceis de executar, podem demorar alguns minutos, o teu smartphone estará atualizado para a versão mais recente do sistema operativo disponível – neste caso, o HyperOS 2.0. Chegou o momento de começar a explorar todas as suas novidades!

Anonymous

Mensagem Dom 11 maio 2025 - 14:19 por Juli

A última vez que actualizei um telemóvel xiaomi logo que saiu, perdeu metade da capacidade da bateria. Nunca mais
Anonymous

Mensagem Ter 23 Set 2025 - 17:51 por PedroMarques

Segui este excelente tutorial, mas infelizmente sem sucesso. Diz que não consegue validar e instalar esta ROM oficial




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech