A Microsoft acaba de lançar uma nova versão do seu navegador Edge para o Canal Estável, a 136.0.3240.92, trazendo consigo algumas alterações interessantes na página de novo separador e um conjunto bem-vindo de correções. Para os que gostam de experimentar as novidades em primeira mão, o Canal Beta também foi atualizado.
Copilot ganha reforços na página de novo separador
A partir deste mês de maio, os utilizadores do Microsoft Edge começarão a notar uma presença mais marcada do Copilot. A Microsoft vai introduzir mais "sugestões do Copilot focadas em produtividade" perto da caixa de pesquisa na página de novo separador. Além disso, um novo botão Copilot permitirá enviar diretamente a sua pesquisa atual para o assistente de IA.
Estas melhorias estão a ser implementadas gradualmente em todos os canais do Microsoft Edge, pelo que poderão não surgir imediatamente para todos os utilizadores.
Navegação mais fluida com correções de bugs na versão estável
A versão 136.0.3240.92 do Microsoft Edge traz também correções para alguns problemas identificados:
- Foi resolvido um problema que podia afetar extensões que abrem uma janela própria. Extensões concebidas para funcionar continuamente estavam a ser pausadas em segundo plano quando a janela era minimizada ou ficava oculta.
- Corrigida uma falha que fazia com que a janela do Microsoft Defender Application Guard se fechasse automaticamente um minuto após o arranque, sem qualquer interação do utilizador.
- Solucionado um problema que impedia a exibição de texto e causava outras dificuldades de renderização ao visualizar determinados ficheiros PDF com tipos de letra japoneses.
Canal Beta estreia filtro de conteúdos para empresas e escolas
Paralelamente ao lançamento estável, a Microsoft disponibilizou a versão 137.0.3296.39 do Edge no Canal Beta. Esta compilação inclui as mesmas novidades relativas ao Copilot na página de novo separador, mas adiciona uma nova funcionalidade significativa: o Filtro de Conteúdo Web (WCF) destinado a organizações educacionais e Pequenas e Médias Empresas (PME).
Anunciada pela Microsoft na conferência Build 2025, esta ferramenta visa oferecer aos administradores de TI uma forma simplificada de bloquear websites inadequados, ajudando a manter estudantes e colaboradores seguros online. Com o WCF, a Microsoft permite o bloqueio em massa de milhões de websites através da simples seleção das categorias pretendidas. O Filtro de Conteúdo Web no Microsoft Edge encontra-se atualmente em pré-visualização pública. Mais informações podem ser consultadas na documentação oficial.
Como atualizar o Microsoft Edge
Para atualizar o Microsoft Edge, basta aceder a edge://settings/help
nas definições do navegador. O Edge também tem a capacidade de se atualizar automaticamente da próxima vez que for iniciado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!