O Android Auto prepara-se para receber algumas atualizações significativas nos próximos meses, e a Google acaba de revelar mais algumas novidades que prometem dar um ar mais fresco e funcional às aplicações multimédia no seu carro. As mudanças, anunciadas no recente Google I/O 2025, focam-se em oferecer maior personalização e organização, sem comprometer a simplicidade de utilização.
Durante anos, as aplicações multimédia no Android Auto seguiram um layout base bastante uniforme. Esta consistência, embora positiva por facilitar a familiarização e reduzir distrações ao volante, limitava por vezes a capacidade das apps de se adaptarem às suas necessidades específicas e de oferecerem uma experiência mais rica. Agora, a Google parece querer equilibrar o melhor dos dois mundos.
Navegação mais inteligente e organizada nas suas músicas e podcasts
Uma das principais alterações apresentadas no Google I/O 2025, que decorreu no início desta semana, é a introdução do “SectionedItemTemplate”. Este novo modelo permitirá que os programadores dividam a interface de navegação das apps multimédia em diferentes secções. No exemplo demonstrado pela Google, era possível ver uma secção de “Pesquisa recente” posicionada acima da tradicional lista de álbuns, o que antecipa uma organização mais intuitiva e um acesso mais rápido ao conteúdo que realmente lhe interessa.
Ecrã de reprodução com um toque de frescura e personalização
A outra grande novidade vai para o ecrã de reprodução, conhecido como “Now Playing”. O “MediaPlaybackTemplate” vai conceder aos programadores uma maior flexibilidade na disposição dos elementos. Na demonstração, os controlos de multimédia surgiam no canto inferior direito, em vez de centrados, e numa ordem diferente da habitual – uma alteração que, quem sabe, poderá até tornar-se o novo padrão.
Apesar de não ser uma revolução drástica, esta nova abordagem ao layout é uma lufada de ar fresco na interface do Android Auto, tornando a experiência visualmente distinta e potencialmente mais adaptada a diferentes tipos de conteúdo e preferências do utilizador, sem que isso complique a sua utilização.
Mais poder para os programadores, melhores apps para os utilizadores
Além das mudanças visuais, a Google está a abrir portas para que os programadores criem “experiências mais ricas e completas” para as apps multimédia através da “Car App Library”. Esta biblioteca de desenvolvimento poderá facilitar a criação de aplicações mais robustas e com funcionalidades mais próximas das suas congéneres para smartphone. Atualmente, muitas apps no Android Auto funcionam como versões mais simplificadas, mas esta iniciativa, ainda em fase beta, promete expandir as suas capacidades.
Ainda não há uma data concreta para a chegada destas melhorias às aplicações do Android Auto, mas são, sem dúvida, desenvolvimentos promissores que os utilizadores do sistema aguardam com expectativa. Resta esperar para ver como os programadores irão tirar partido destas novas ferramentas para enriquecer a experiência multimédia no seu automóvel.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!