1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos


Lançado com o apoio dos defensores de software livre, o YaCy.net pretende ser uma alternativa aos actuais motores de busca online.

Baseado no sistema peer-to-peer, o YaCy pretende ser diferente dos actuais motores de busca, com o objectivo, segundo o responsável pelo projecto, de fazer com que não seja uma única entidade a decidir como os resultados das pesquisas são listados, mas antes uma rede de pontos independentes.


Michael Christen, responsável por este motor de busca, em citação à Computerworld, refere que «para uma função tão essencial [como pesquisar na Internet], não podemos confiar em poucas empresas grandes e comprometer a nossa privacidade durante o processo».

Este projecto conta com o apoio da Free Software Foundation Europe, onde Karsten Gerloff, o presidente da fundação, refere igualmente a falta de privacidade nos grandes motores de busca online.


Karsten Gerloff refere que «essa empresa [responsável pelo motor de busca] vai também saber em que é que estamos interessados. Os termos das pesquisas dizem aos outros muito sobre o que queremos. A publicidade direccionada é apenas a utilização mais benigna destes dados».


Até à data, o projecto conta apenas com o apoio de 600 utilizadores, mas a organização pretende alargar este numero, dando o exemplo de outros projectos, como o Diaspora, que pretendem ser uma alternativa aos “gigantes online”.

"Pretende", bem dito, mas nada é melhor que o google Very Happy

Noutro dia vi o vídeo de uma conferência onde apresentavam este search engine, e para ser franco, pareceu-me bem "fixe" Very Happy Ao ser verdade o que diziam é realmente melhor que o Google, pelo menos na questão da segurança. Abraço





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech