1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Amazon logo com robot

 

O futuro das entregas da Amazon poderá passar por um exército de robôs humanoides. A gigante do comércio eletrónico está a desenvolver software de Inteligência Artificial (IA) que permitirá a estas máquinas operar como estafetas, sendo transportadas em carrinhas elétricas da Rivian. Os testes em ambiente real estarão para breve numa nova instalação dedicada.

 

A notícia, avançada pelo The Information, cita uma fonte anónima "envolvida no projeto" e revela que a Amazon está perto de concluir a construção de um "parque humanoide" interior num dos seus escritórios em São Francisco. Este espaço, com dimensões aproximadas às de um café, servirá como um percurso de obstáculos e inclui uma carrinha Rivian para fins de treino. O objetivo é que os robôs humanoides "aproveitem uma boleia na traseira das carrinhas elétricas Rivian da Amazon e saltem para entregar as encomendas".

 

Um "parque de diversões" para robôs e IA de nova geração

 

Este investimento coincide com o lançamento de uma nova equipa de IA "agêntica" pela Amazon, focada no desenvolvimento de tecnologias para robôs que operam nos centros de distribuição e logística da empresa. Em declarações ao Silicon Valley, a Amazon afirmou: "em vez de robôs rígidos e especializados, estamos a criar sistemas que conseguem ouvir, compreender e agir com base em comandos de linguagem natural, transformando os robôs de armazém em assistentes flexíveis e multifacetados."

 

A Amazon não é nova na utilização de robôs autónomos nas suas operações de armazém. A empresa já testou o "Digit" da Agility Robotics, um robô humanoide inicialmente proposto para tarefas como viajar na traseira de carrinhas e entregar encomendas, entre outras utilizações logísticas. A nova instalação de treino representa um esforço concertado para tornar esta visão original uma realidade.

 

Diversidade de recrutas mecânicos em teste

 

Segundo o The Information, será testada uma "variedade" de robôs humanoides para a entrega de encomendas na nova instalação, incluindo uma unidade da empresa chinesa Unitree, com um custo de 16.000 dólares.

 

Atualmente, centenas de milhares de pessoas são responsáveis pelas operações de entrega da Amazon a nível global. A aquisição da empresa de robotáxis Zoox pela Amazon em 2020 já sugeria uma ambição de automatizar totalmente o processo de entrega de encomendas, desde o armazém até à porta do cliente. Com estes novos desenvolvimentos, a Amazon dá mais um passo significativo nessa direção, prometendo revolucionar a forma como recebemos as nossas compras online.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech