1. TugaTech » Internet e Redes » Duvidas e Ajuda de Redes e Internet

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1 [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Dom 4 Dez 2011 - 18:41

DJPRMF

Administrador
avatar

Para quem tem acesso sem fios na sua casa é essencial ter a sua rede protegida contra acessos não autorizados. Ter uma rede WiFi sem protecção permite que qualquer pessoa possa aceder à sua ligação à Internet ou mesmo aos seus computadores. 

Existem dezenas de modelos e configurações diferentes para os diversos routers no mercado, pelo que o TugaTech reuniu algumas dicas genéricas. Para alterar em detalhe terá de procurar, na documentação do seu router, pela configuração correcta, ou pode sempre abrir um tópico no TugaTech.

Vamos então continuar:

1º Altere as passwords padrão


O acesso a um router é efectuar, na generalidade dos casos, a partir de um nome de utilizador e uma password. Por defeito, os fabricantes costumam aplicar os seus próprios nomes de utilizador e passwords, de forma a simplificar o processo de manutenção e instalação. No entanto estes não se alteram, pelo que basta uma simples pesquisa para rapidamente se encontrar os dados de login de qualquer fabricante. A título de exemplo, veja o site http://goo.gl/lLsQ .

O primeiro passo para garantir alguma segurança passa por alterar estes dados de login. Normalmente estes são admin/admin ou admin/user, mas deve alterar para outros simples de lembrar, para o caso de pretender aceder posteriormente ao router.

Caso se esqueça dos mesmos, pode sempre efectuar um reset ao dispositivo, que irá configurar novamente os dados padrão.


2º Active a protecção WPA na rede sem fios

Qualquer router actual possui uma fronteira de segurança contra acessos não autorizados à rede sem fios. Estes são apelidados de WEP (Wired Equivalent Privacy) e a WPA (Wi-FI Protected Access).

Caso pretenda que o seu sinal esteja realmente protegido, opte pelo WPA. A codificação WEP não garante protecção e, qualquer utilizador com algum conhecimento, poderá facilmente decifrar o seu código de acesso.


O WPA é muito mais seguro e praticamente impossível de “decifrar”. Basta escolher uma password igualmente segura e configurar todos os dispositivos.

Alguns routers possuem ainda o WPA2, que possui ainda mais segurança que o WPA regular. No entanto note que todos os dispositivos da sua rede ou que pretenda utilizar na mesma deve suportar esta codificação.


3º Altere o seu SSID

O SSID (Service Set Identifier) é, basicamente, o nome que irá ser dado ao seu sinal sem fios. Desta forma os diversos dispositivos poderão “reconhecer” a rede que irão ligar.

Por padrão, a maioria dos routers vem com o SSID da marca do router, o que pode ser uma falha na segurança. Qualquer utilizador pode ver este nome e, a partir do mesmo, os utilizadores mal-intencionados poderão adivinhar os dados de login da sua rede.

Aceda às configurações do seu router e altere o mesmo para algo diferente e, obviamente, diferente do qualquer um dos seus dados de login. Evite igualmente colocar um SSID igual a outro na sua área, pois pode causar problemas na configuração.


4º Filtre os acessos por MAC

Cada dispositivo de rede possui um identificador único (semelhante a uma “impressão digital”) apelidado de MAC Address. Este valor é único e diferente para cada equipamento, não podendo ser alterado no funcionamento normal.
Caso utilize sempre os mesmos dispositivos para aceder à sua rede sem fios, poderá configurar o router para aceitar somente os seus dispositivos, utilizando o MAC de cada um. Desta forma se um MAC que não conste na lista de acesso tente aceder à sua rede, o pedido será negado.

Normalmente o MAC encontra-se numa etiqueta em cada dispositivo, no entanto pode aceder as configurações de cada um e verificar o mesmo (ou a partir do Sistema Operativo, caso se trate de um computador).

Para saber o MAC do seu dispositivo de rede, a partir do Windows, acede à linha de comandos e digite “ipconfig /all” (sem aspas). O MAC surge com a designação Endereço Físico.

5º Desactive a emissão do SSID

Depois de configurar o seu SSID, é recomendável que desactive a emissão do mesmo. Desta forma evita que os utilizadores possam aceder à sua rede.
No entanto deve lembrar-se do nome da sua rede para aceder.


6º Não ligue a uma rede não segura pública

Nos dias de hoje existem centenas de pontos de acesso emcentros comerciais e lojas. No entanto evite ligar-se a estas redes uma vez queas mesmas estão desprotegidas e permitem a qualquer utilizador mal-intencionadoaceder remotamente ao seu computador ou dispositivo.


Deve igualmente evitar o acesso a sites sensíveis, como oacesso ao portal do seu banco ou ao email. Qualquer utilizador pode aceder aoseu computador ou capturar os seus dados e passwords.



7º Active a firewall dos seus dispositivos


A maioria dos routers actuais possui uma firewall embutida, que permite proteger a sua rede de pequenos ataques.
Apesar de ser uma simples medida de segurança e não garantir uma protecção completa, protege de ataques ligeiros e serve como uma primeira barreira de segurança. 

Active igualmente a firewall dos seus dispositivos. No caso do Windows, desde o Windows XP que está incluída uma firewall simples e fácil de activar.Mas pode sempre optar por um software de segurança de rede, como o Comodo Firewall.


8º Escolha uma boa localização para o router

Este ponto é importante não só para uma maior segurança mas para uma melhor performance da sua rede sem fios.
Evite colocar o seu router junto a janelas ou no canto de uma casa. Desta forma existe mais possibilidade de evitar que a rede chegue ao exterior da sua habitação.

De preferência opte por uma zona central e num ponto elevado. Assim irá garantir uma certa “zona segura” sem comprometer a sua segurança.


9º Desligue a sua rede quando se ausentar por longos períodos

Quando for de férias ou prever que vai estar algum tempo afastado da sua casa, desactive a sua rede sem fios, desactivando o router.
Desta forma os utilizadores mal-intencionados não irão ter tempo para aceder à sua rede sem conseguir detectar antes, evitando assim uma quebra de segurança.

Esperamos que estas dicas o ajudem a tornar a sua rede mais segura, e os dispositivos activos na mesma.
Alguma duvida basta colocar.
Ate breve!


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#2 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Dom 4 Dez 2011 - 18:44

xD

Técnico
avatar
Boa dica. Recomendo mesmo que tenham cuidado com a rede, sempre o mais protegida possivel, e principalmente aqueles que têm limites de download/upload, porque tenho um colega que levou com uma factura e nesse mesmo mês teve de férias... Agora anda em tribunal. Mad

Ver perfil do usuário padre_irotiku

#3 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Seg 5 Dez 2011 - 1:55

SkySurfer

Super-membro
avatar
Bem, isto é muito útil. Ainda para mais deparei-me com malware ainda há poucos dias, tenho andado a pesquisar coisas sobre este assunto de modo que estas dicas vêm em boa altura. Queria retirar este artigo para o guardar mas não sei como o fazer, talvez dê através do newsletter tugatech que me enviam para o mail ou em último caso imprimir? Bem, após ler isto tenho uma dúvida, existe algum programa nos S.O. ou algum software em que possa monitorizar quais os dispositivos que estão ligados à minha rede em tempo real? Ou seja posso registar todos os MAC cá de casa sem filtrar os acessos por MAC mas através de um programa ou software qualquer vê-los activos e em último e indesejado caso se alguém aceder ilegalmente à minha rede ver um MAC desconhecido ligado? Outra dúvida que tenho é a seguinte e não querendo fugir muito ao tópico, já li que é muito dificil rastrear ou seja localizar a origem de malware e spyware, mas de qualquer modo gostava de saber se há algum modo de o fazer. Abraço

Ver perfil do usuário

#4 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Seg 5 Dez 2011 - 10:53

DJPRMF

Administrador
avatar
1SliperJoe escreveu:Bem, isto é muito útil. Ainda para mais deparei-me com malware ainda há poucos dias, tenho andado a pesquisar coisas sobre este assunto de modo que estas dicas vêm em boa altura. Queria retirar este artigo para o guardar mas não sei como o fazer, talvez dê através do newsletter tugatech que me enviam para o mail ou em último caso imprimir? Bem, após ler isto tenho uma dúvida, existe algum programa nos S.O. ou algum software em que possa monitorizar quais os dispositivos que estão ligados à minha rede em tempo real? Ou seja posso registar todos os MAC cá de casa sem filtrar os acessos por MAC mas através de um programa ou software qualquer vê-los activos e em último e indesejado caso se alguém aceder ilegalmente à minha rede ver um MAC desconhecido ligado? Outra dúvida que tenho é a seguinte e não querendo fugir muito ao tópico, já li que é muito dificil rastrear ou seja localizar a origem de malware e spyware, mas de qualquer modo gostava de saber se há algum modo de o fazer. Abraço

Não querendo fazer muito offtopic mas:
1- Pode copiar o texto directamente, por exemplo, para o Word e guardar.

2- Pessoalmente utilizo http://www.spiceworks.com/ . Note que é um pouco "avançado", mas faz o que pretende. Smile
Agora bloquear o acesso ou impedir a ligação pelo MAC somente a partir do router.

3- É praticamente impossível detectar quem criou um spyware, para o utilizador comum. Pode saber como é que este infectou o seu pc (email,ficheiro suspeito,etc) agora descobrir quem o fez ou onde foi feito é muito difícil e só grandes empresas de segurança conseguem monitorizar (muitas vezes sem resultado).


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#5 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Seg 5 Dez 2011 - 21:20

SkySurfer

Super-membro
avatar
Ok Em relação ao guardar o tópico é isso mesmo que vou fazer, copy past para um documento word. Vou agora também fazer o download do spiceworks e aprender a utilizá-lo. Em relação ao Malware que detetei saber o modo como infectou era óptimo. Foram vários os computadores cá em casa infectados, tenho no entanto as minhas supeitas de qual o computador a ser primeiramente infectado mas sem certezas. De qualquer modo todos os outros que usam a mesma rede acabaram por ficar infetados também, e note-se tanto quanto sei é só família a não ser que alguém tenha creckado e entrado na rede. Como é que faço para saber se foi infectado através de mail, ficheiro suspeito ou outra coisa qualquer?

Ver perfil do usuário

#6 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Seg 5 Dez 2011 - 21:59

DJPRMF

Administrador
avatar
Para saber de onde veio a infecção deverá rever tudo o que foi feito, o que abriu...

É um pouco difícil dizer ao certo. Mas acho improvável que o malware tenha sido instalado nos seus computadores a partir da rede sem fios.

Deve ter sido algum ficheiro que descarregou ou algum anexo... Smile


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#7 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Seg 5 Dez 2011 - 22:26

SkySurfer

Super-membro
avatar
Hum ok Estou agora a experimentar o Spiceworks que recomendou, realmente tinha razão é para avançados Very Happy Mas acho que vou dar com a coisa Razz Bem acho que vou abrir um tópico só sobre o malware se acharem bem porque há dicas que os utilizadores do fórum podem partilhar e nas quais estou interessado. De qualquer modo obrigado porque para já parece que o SpiceWorks "will do the job".

Ver perfil do usuário

#8 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Seg 5 Dez 2011 - 22:38

SkySurfer

Super-membro
avatar
DJPRMF estou aqui com dificuldades em ver os computadores que estão ligados à minha rede wireless. Estou aqui no spiceworks, dentro do inventório onde diz all só diz 1 que é o meu router e onde diz others também só aparece 1 que é o meu router. Onde diz workstations diz 0. Neste momento tenho 4 computadores ligado ao meu wifi cá em casa, como faço para os ver aqui no spiceworks? Obrigado

Ver perfil do usuário

#9 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Seg 5 Dez 2011 - 23:21

DJPRMF

Administrador
avatar
1SliperJoe escreveu:DJPRMF estou aqui com dificuldades em ver os computadores que estão ligados à minha rede wireless. Estou aqui no spiceworks, dentro do inventório onde diz all só diz 1 que é o meu router e onde diz others também só aparece 1 que é o meu router. Onde diz workstations diz 0. Neste momento tenho 4 computadores ligado ao meu wifi cá em casa, como faço para os ver aqui no spiceworks? Obrigado

Como referi, o programa é um pouco avançado e pode necessitar de algumas configurações adicionais...

Mas talvez haja uma maneira mais simples. A maioria dos router, na sua pagina de configuração, apresenta uma lista de todos os dispositivos ligados ao router.

Em todo o caso, desde que mantenha a rede segura e com uma password segura, muito dificilmente alguém consegue aceder "externamente" pelo que não necessita de se preocupar muito...


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#10 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Seg 5 Dez 2011 - 23:22

SkySurfer

Super-membro
avatar
A questão não é só a preocupação é também curiosidade em saber como se faz Computer

Ver perfil do usuário

#11 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Seg 5 Dez 2011 - 23:33

DJPRMF

Administrador
avatar
Very Happy

Deixo aqui outro programa que pode ser mais simples para si:
http://www.softperfect.com/products/networkscanner/

Wink


____________________________________________




Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
Ver perfil do usuário http://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#12 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Ter 6 Dez 2011 - 17:48

SkySurfer

Super-membro
avatar
Obrigado DJPRMF. O TugaTech é 5 Estrela

Ver perfil do usuário

#13 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Dom 18 Dez 2011 - 0:43

Nawaki

Avançado
Bom Tópico, isto é muito útil!

Ver perfil do usuário lonyex

#14 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Seg 2 Jan 2012 - 18:23

cRim

Iniciante
Boas dicas

Ver perfil do usuário

#15 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Qua 4 Jan 2012 - 23:10

Smeek

Avançado
avatar
Gostei imenso desse tópico, amanhã eu vou começar a proteger a minha rede porque dizerem-me que conseguiria descobrir a password da minha internet da meo Surprised

Parece quase impossível mas, eles conseguirem mesmo, sem utilizar qualquer programa!
Obrigado pelo tutorial simples mas útil! Wink

Ver perfil do usuário

#16 Re: [Dica] Proteja a sua redes sem fios - em Qui 5 Jan 2012 - 19:14

Gabriel

Utilizador
avatar
bem ,so existe uma maneira de protejer é apenas autorizar no router ou limitar a (aquele MAC Adress da placa de rede) , e mesmo assim nao é 100% pois no linux tens a possiblidade de Clonar o mac de outro pc!

6º Não ligue a uma rede não segura pública

Sobre isto , podem ligar ha(vontade) desde que nao escolham a opçao disponivel no windows Seven (ligaçao caseira ou rede de trabalho) se escolherem rede publica , ele nao permite partilha de fixeiros! mas é claro que tambem nao é 100% fiavel pois existe sempre maneiras de saber que computadores estao ligados o nome do pc etc....

Ocultar o SSID de nada vale com um bom snifer é uma questao de segundos para encontrar redes ocultas e ou com SSID alteradas!

a maneira mais segura é desligarem mesmo o wireless do router heheheh e trabalharem por enthernet , pois no tempo que estamos tudo tem soluçao ! (falando sobre questoes de redes e internet)

basta olhar para o meu avatar pa saberem do que estou a falar!

cumps

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech