A Apple acaba de apresentar oficialmente o iPadOS 26, a próxima grande atualização para o seu sistema operativo dedicado aos tablets. Num anúncio feito hoje através do seu site oficial de notícias, a empresa de Cupertino promete levar a experiência do iPad ainda mais longe com novas e poderosas funcionalidades.
Entre as novidades mais aguardadas estão um design renovado apelidado de "Liquid Glass", a introdução de uma barra de menus para uma navegação mais eficiente e melhorias significativas na gestão de janelas de aplicações, aproximando o tablet de uma experiência de computador portátil.
Será que o meu iPad vai ser atualizado? Eis a lista completa
A questão que mais interessa aos atuais utilizadores de iPad é, sem dúvida, a compatibilidade. A Apple confirmou que o iPadOS 26 estará disponível para uma vasta gama de modelos. Verifique se o seu dispositivo está na lista:
- iPad Pro (M4)
- iPad Pro de 12,9 polegadas (3ª geração e posteriores)
- iPad Pro de 11 polegadas (1ª geração e posteriores)
- iPad Air (M2 e posteriores)
- iPad Air (3ª geração e posteriores)
- iPad (A16)
- iPad (8ª geração e posteriores)
- iPad mini (A17 Pro)
- iPad mini (5ª geração e posteriores)
O modelo que fica para trás
Com a chegada do novo sistema, há sempre modelos que deixam de receber suporte. Desta vez, a transição é bastante suave. O único modelo que era compatível com o iPadOS 18 e que não receberá o iPadOS 26 é o iPad de 7ª geração, o modelo de entrada de gama lançado em 2019.
Quando chega o iPadOS 26?
Para os mais entusiastas e programadores, a espera não será longa. A primeira versão beta para programadores do iPadOS 26 fica disponível já a partir de hoje. Para o público em geral que queira experimentar antes do lançamento final, uma versão beta pública será lançada no próximo mês, em julho.
A versão final e estável do iPadOS 26 será distribuída a todos os utilizadores com dispositivos compatíveis de forma gratuita mais para o final do ano, provavelmente no outono, como é tradição da Apple.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!