1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Sony playstation 5

Uma nova e massiva fuga de informação pode ter revelado os primeiros segredos do coração da futura PlayStation 6, ou talvez da próxima consola Xbox. Em causa está um processador personalizado da AMD, com o nome de código "Magnus", que apresenta uma configuração peculiar, incluindo uma CPU com 11 núcleos e especificações de GPU e memória que prometem um salto de gigante em desempenho.

A informação foi partilhada por Tom, do canal de YouTube Moore's Law is Dead, uma fonte com um historial de fugas de informação geralmente fidedignas. Os detalhes terão sido descobertos durante uma investigação aos processadores de próxima geração da AMD, onde surgiu este misterioso chip "Magnus".

Um chip misterioso chamado Magnus

Segundo a fonte, o processador é composto por múltiplos "blocos" de circuitos (dies). Um dos blocos, o SoC Die, com uma área de 144 mm² e fabricado num processo de 3 nm, seria o cérebro da operação, albergando a CPU e a maioria das conexões. Este estaria ligado a um segundo bloco, o Graphics Die, que, como o nome indica, é inteiramente dedicado à unidade gráfica.

O detalhe mais curioso é a própria CPU. O chip "Magnus" integraria uma invulgar configuração de 11 núcleos, uma arquitetura assimétrica que reforça a ideia de ser uma solução totalmente personalizada para uma consola.

CPU com 11 núcleos e uma GPU de fazer inveja

A configuração da CPU seria híbrida, combinando 3 núcleos de alto desempenho baseados na futura arquitetura Zen 6 da AMD com 8 núcleos Zen 6c, mais pequenos e focados na eficiência energética. O leaker especula que esta arquitetura "estranha" pode ter sido desenhada para garantir de forma eficiente a capacidade de correr jogos a 120 FPS.

No entanto, é a GPU que mais impressiona. O seu die de 264 mm² é, por si só, quase do tamanho do processador inteiro da PS5 Pro (que tem 279 mm²). Além disso, a interface de memória seria a maior alguma vez vista numa consola, com 384-bit. Este valor ultrapassa o recorde anterior estabelecido pela Xbox One X, que contava com uma interface de 320-bit.

Embora o número de núcleos gráficos não tenha sido revelado, estas especificações sugerem um avanço monumental. O canal Digital Foundry já tinha projetado que um salto desta magnitude poderia resultar num ganho de desempenho de até duas vezes em relação à PlayStation 5 base, graças a arquiteturas mais modernas e a uma maior capacidade de memória, que poderia chegar aos 24 GB.

PlayStation 6 ou a próxima Xbox?

É importante notar que a documentação analisada pelo Moore's Law is Dead não menciona explicitamente a PlayStation. O chip "Magnus" poderia, teoricamente, destinar-se a um PC ou até à próxima geração da Xbox.

Contudo, a associação à PS6 surge por duas razões principais. Primeiro, o nome de código em latim ("Magnus") segue o padrão historicamente utilizado pela Sony para os seus projetos de processadores. Segundo, o design alongado do chip é uma assinatura de Mark Cerny, o principal arquiteto das consolas PlayStation.

Novidades da arquitetura Zen 6 e dos chips para portáteis

A par dos detalhes do chip "Magnus", a fonte revelou ainda novidades sobre a arquitetura Zen 6 da AMD e a linha de processadores "Medusa Point", destinados a futuros portáteis. Aparentemente, a AMD planeia elevar as frequências dos seus CPUs para mais de 7,0 GHz, um salto impressionante face aos 5,7 GHz máximos dos modelos atuais.

Quanto aos chips "Medusa Point" para portáteis, a fuga sugere uma configuração principal de 10 núcleos de CPU e uma GPU integrada com 8 núcleos, já baseada na arquitetura RDNA 4 (a mesma das futuras placas gráficas Radeon RX 9000). A compatibilidade com as atuais placas de portáteis poderá ajudar a manter os custos mais baixos.

Naturalmente, ainda estamos longe do lançamento da PlayStation 6 e a pelo menos um ano da estreia da próxima geração de CPUs da AMD. Muita coisa pode mudar até lá, mas esta fuga de informação abre uma janela fascinante para o que o futuro do gaming nos reserva.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech